Sábado – Pense por si

Como a Caixa Geral de Depósitos queimou milhões em Espanha

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 20 de julho de 2016 às 17:13

Nos últimos anos, qual foi o negócio mais ruinoso da Caixa Geral de Depósitos? Conheça os detalhes da fracassada expansão para o mercado espanhol

Qual é o negócio mais ruinoso da Caixa Geral de Depósitos nos últimos anos? É difícil bater o resultado da expansão em Espanha a partir de 2005. Esta foi o cumprimento de um desejo político antigo, que vinha pelo menos desde o tempo de Cavaco Silva como primeiro-ministro. Em 2005 a Caixa decide dar o salto e traça um plano muito ambicioso para a pequena operação que tinha em Espanha – Faria de Oliveira, hoje presidente da Associação Portuguesa de Bancos, será o líder da equipa executante em Madrid; e apresenta em Outubro desse ano o plano ao lado do administrador da Caixa para a área internacional, Carlos Costa, hoje governador do Banco de Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?