Sábado – Pense por si

Combustíveis, luz e telecomunicações: o trio infernal para o bolso dos portugueses

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 22 de julho de 2021 às 08:00

Portugal é dos países europeus onde abastecer o carro, usar o telemóvel e a internet e iluminar e aquecer a casa custa mais dinheiro. Mas em média, os preços em Portugal são mais baixos do que na UE.

A tendência imparável no preço dos combustíveis – que atirou os valores por litro da gasolina e do gasóleo para muito perto de um recorde histórico – está a confirmar os lugares cimeiros de Portugal na lista dos países europeus onde abastecer o carro é mais caro. Mas este não é o único bem ou serviço desta natureza em que os portugueses – cujos salários são mais baixos do que a média europeia – pagam mais caro. Energia elétrica, gás e telecomunicações são outros exemplos de faturas gordas e mais difíceis de evitar do que as dos combustíveis. As margens das empresas e a carga fiscal alta são as principais razões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.