Sábado – Pense por si

CMVM alerta para o regresso de expatriados de Angola

31 de julho de 2015 às 13:28

A economia nacional pode ser afectada pelo regresso de emigrantes se a situação em Angola não melhorar, criando um stress adicional que poderá gargilizar a economia de Portugal

Nos últimos anos, muitas empresas viraram-se para Angola e o Brasil para explorar o potencial destas economias e contrariar o impacto negativo do crescimento interno. Isto levou muitas pessoas a emigrar e empresas a expatriar trabalhadores para Angola, Moçambique e Brasil. Contudo, com a queda do preço do petróleo em Angola e o arrefecimento da economia do Brasil, a situação está a inverter-se.  "Se as perspectivas não se alterarem rapidamente [nestes países] haverá erosão dos lucros das pequenas e médias empresas e muitos trabalhadores poderão regressar", alerta o relatório da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - Risk Outlook - citado pelo Público.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.