
Autoridade Palestiniana saúda Portugal por reconhecer Palestina
Portugal vai reconhecer a Palestina no domingo.
Portugal vai reconhecer a Palestina no domingo.
Rangel afirmou que "já começou uma operação para os trazer para Portugal", admitindo "riscos maiores" porque "implica deslocações rodoviárias grandes".
A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2025 aconteceu esta terça-feira à noite em Basileia e os portugueses NAPA apuraram-se para a final.
O amigo de longa data expressara «boa opinião sobre o que lhe prepararam para ver», concluindo Vergílio Ferreira pela amoral bem-aventuraça de quem se alcandora aos cumes em que «a História assimila todos os mortos possíveis e dorme o sono dos justos.»
O português Pedro Ribeiro está na Arábia Saudita desde 2017. Lidera uma equipa de 400 pessoas e tem estado ligado a alguns dos projetos megalómanos do País. À SÁBADO, fala de vários temas, desde a aposta no desporto (e o que esperar do Mundial 2034) às diferenças culturais ou os direitos humanos.
A Rússia de Vladimir Putin inaugurou uma nova forma de espionagem: o ativo descoberto passa a protagonista político, modelo, medalhado ou influencer.
Não sabemos o que será, mas sabemos o que deixou de ser. Há vencedores e vencidos, embora alguns destes finjam que não se passou nada. Em Moscovo e Teerão, os que eram “terroristas” há uma semana são hoje tratados como “o povo em armas”. Já vimos isto.
Bairro da Alta de Lisboa Sul, Bairro do Alto do Lumiar e Bairro da Boavista recebem obras de reabilitação do edificado, com um investimento de 3 411 009,11 euros.
Na União Europeia, a corrida ao lítio tem inaugurado uma nova fase da política europeia: sobretudo por motivos estratégicos de segurança, os líderes europeus – e, diga-se, os líderes das grandes indústrias europeias – pretendem assegurar parte do fornecimento de minérios internamente.
Para muitos homens, só há dois tipos de relações: as que entretêm – que sempre soubemos que não vão a lado nenhum – e as que se fazem um bolo inteiro a partir de qualquer migalha.
José Cesário referiu que em Israel estão referenciados 13 "portugueses expatriados em turismo ou a trabalhar". No Irão há 47 cidadãos nacionais que estão a tentar sair do país.
A menina viajava num carro com o tio, a mulher e os seus quatro primos, para fugir dos combates no norte de Gaza, quando foram alvos de fogo israelita.
No streaming, o ano começa a aquecer: esta 5.ª e esta 6.ª, chegam "Griselda" (Netflix), da equipa de Narcos, "Mestres do Ar" (Apple), produzida por Tom Hanks e Spielberg, e "Expats" (Amazon), com Nicole Kidman.
Os salários são muito mais altos do que em Portugal e não há IRS – o que se ganha é o que cai na conta. A criminalidade é tão baixa que há quem deixe o carro aberto. Estão rodeados de luxo e são aliciados pelos bancos para comprarem um Porsche ou um Ferrari. Há 351 portugueses donos de imóveis no Dubai e há quem gaste 10 milhões de euros numa casa.
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
A Odebrecht Portugal já está a pagar a prestações cerca de €5 milhões para não ser acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro no caso Monte Branco. O Ministério Público aceitou que as transferências internacionais, se destinaram apenas a pagar por fora a funcionários da empresa. Mas parte desse dinheiro estava a ser usado no caso CMEC/EDP, para fundamentar pagamentos corruptos na adjudicação e construção da barragem do Baixo Sabor. Uma investigação que visa muitos milhões de euros enviados através de offshores e destinados também ao enigmático “Príncipe”.