NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A receita bruta das bilheteiras durante o mês de julho foi de 10,5 milhões de euros. 74,5% acima dos valores do mesmo mês do ano passado.
As salas de cinema portuguesas tiveram em julho o melhor mês em receitas brutas desde que há registos, em 2004, e o melhor mês em número de espectadores desde agosto de 2019, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo ICA.
Warner Bros
Em mês deOppenheimer, deBarbiee de novo capítulo deMissão Impossível, foram ao cinema 1,7 milhões de espectadores, mais 62,8% do que em julho do ano passado e um número numa escala que já não era atingida desde agosto de 2019, pré-pandemia de covid-19, quando foram aos cinemas 1,9 milhões de pessoas.
Segundo os dados disponibilizados à Lusa pelo ICA, não é possível encontrar um mês com uma receita bruta de bilheteira tão elevada como a alcançada em julho deste ano, desde que são recolhidos dados informatizados, ou seja, desde 2004.
Por exemplo, em agosto de 2019, quando mais pessoas foram ao cinema do que em julho deste ano, a receita alcançada foi de 10,125 milhões de euros - aliás, a única outra vez em que a barreira dos 10 milhões foi ultrapassada nos dados até 2004 consultados.
Os números hoje divulgados colocam 2023 com uma receita acumulada, até julho, de 42,6 milhões de euros, face aos 29,2 milhões atingidos nos primeiros sete meses de 2022. Em termos de espetadores, o valor acumulado este ano é de 7,1 milhões, 40,5% acima de 2022.
Os filmes mais vistos em julho foramBarbie, perto dos 500 mil espetadores, com 2,9 milhões de euros de receita gerada em 11 dias de exibição,Missão Impossívelcom 256 mil espetadores e 1,6 milhões de euros de receita, o mais recenteIndiana Jones, com 230 mil pessoas e 1,4 milhões de euros,Oppenheimer, nos 228 mil espetadores e 1,6 milhões de euros de receita, eElemental, com 203 mil espetadores e 1,1 milhões de euros.
No que diz respeito à faturação por distribuidor, a NOS e a Cinemundo passaram a estar separadas por menos de 300 mil euros, com a NOS ainda na liderança, com 17,8 milhões de euros até julho.
Nos filmes portugueses, o mais visto do ano éMal Viver, de João Canijo, com 16 mil espetadores e 77 mil euros de receita.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.