Sábado – Pense por si

Caso BPN: Arguidos comparecem no tribunal a 17 de Junho

Os juízes do julgamento do processo principal do caso BPN ordenou a comparência de todos os arguidos no tribunal na sessão agendada para a próxima sexta-feira, data em que devem ficar fechadas as alegações finais

O coletivo de juízes encarregue do julgamento do processo principal do caso BPN ordenou a comparência de todos os arguidos no tribunal na sessão agendada para a próxima sexta-feira, data em que devem ficar fechadas as alegações finais.

Esta iniciativa abrange José Oliveira e Costa, líder do grupo BPN/SLN, que há muito tempo já não comparece às sessões do julgamento que decorre no Palácio da Justiça de Lisboa, mas ainda não é certa a sua presença, já que o seu mandatário solicitou a dispensa ao colectivo de juízes liderado por Luís Ribeiro, devido ao frágil estado de saúde do ex-banqueiro.

O objectivo do tribunal é dar a chance aos arguidos para fazerem as suas últimas declarações neste julgamento, uma vez que está previsto que a fase das alegações finais termine na próxima sexta-feira, dia 17 de Junho.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.