Sábado – Pense por si

Cabaz IVA zero com redução de quase 10% desde abril

Jornal de Negócios 10 de julho de 2023 às 18:28
As mais lidas

Segundo dados da ASAE, as 46 tipologias de produto registaram, desde 17 de abril, uma redução de 9,67%. O Ministério da Economia revela que foram pagos cerca de 133,5 milhões a 85.786 agricultores.

Nas 46 tipologias de produto do cabaz alimentar IVA 0% foi registada uma redução no preço de 9,67% desde 17 de abril, dia que antecedeu a entrada em vigor da isenção de IVA para um conjunto de produtos, segundo dados recolhidos pela ASAE e comunicados pelo Ministério da Economia e do Mar em comunicado.

supermercado, compras, alimentos, consumo, iva
supermercado, compras, alimentos, consumo, iva

"O preço do cabaz alimentar, tem registado, desde 17 de abril, dia que antecedeu a entrada em vigor da isenção, uma redução positiva e sustentada, verificando-se, até ao final do mês de junho, uma redução que chegou aos 9,67%, segundo os dados colhidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica até esse período", pode ler-se no documento.

É ainda anunciado que foram, até esta segunda-feira, transferidos para 85.786 agricultores portugueses cerca de 133,5 milhões de euros, enquanto "reforço nos apoios à produção agrícola para mitigar o impacto dos custos de produção, incluindo eletricidade verde, bem como quanto ao apoio extraordinário ao gasóleo agrícola e ao apoio para mitigação de impactos com aumento de fertilizantes e adubos", indica o Ministério tutelado por António Costa Silva.

Estes números vêm na sequência da quarta reunião da comissão de acompanhamento do «Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens alimentares», com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.