Sábado – Pense por si

Banco de Portugal alerta para fraude através das redes sociais

O banco central emitiu um comunicado a avisar para a atuação fradulenta de vários perfis nas redes sociais, como no Facebook, que dizem conceder crédito de forma facilitada.

O Banco de Portugal está a alertar para um movimento nas redes sociais, em especial no Facebook, de perfis falsos -coletivos ou singulares - que estão, de forma sucessiva, a conceder crédito de forma facilitada, exigindo, como contrapartida, o pagamento de valores monetários recorrendo as falsas justificações.

De acordo com um comunicado, o banco central diz que "tem tomado conhecimento de diversas situações em que pessoas coletivas ou singulares propõem ao público, através das redes sociais, em especial do Facebook, a suposta concessão de empréstimos, exigindo, como contrapartida, o pagamento de valores monetários recorrendo as falsas justificações".

"Normalmente, estas entidades afirmam conceder empréstimos, rapidamente, sem formalidades complexas, sem a prestação de garantias, com discrição e a todas as pessoas, mesmo àquelas que não conseguem obter crédito junto do sistema financeiro", acrescenta.

Utilizador acede ao Facebook no telemóvel
Utilizador acede ao Facebook no telemóvel
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.