Sábado – Pense por si

Aviação parada: Os novos dormitórios de aviões

Ana Taborda
Ana Taborda 14 de novembro de 2020 às 18:47

Cinco dias, 200 pessoas e uma lista que pode chegar a 240 tarefas. Tirar uma aeronave do ar é uma tarefa complexa. Sabia que é preciso tapar todas as janelas, para que o sol não altere a cor das cadeiras?

Quando se decide parar um avião por mais de quatro meses há várias coisas que estão garantidas. Primeiro: prepará-lo exige muito mais do que estacionar a aeronave e entregar as chaves a alguém - são precisos 4 a 5 dias, cerca de 200 homens por hora e, entre outras coisas, centenas de metros de fita plástica e longos minutos a fechar janelas. "Estamos a falar de uma ordem de engenharia que pode ter entre 18 a 30 páginas com diferentes atividades a executar. E cada página poderá ter oito passos", explica àSÁBADOPedro Pinto, responsável pela manutenção operacional da TAP. Como alguém já disse, é fazer as contas: parar um avião pode implicar cerca de 240 tarefas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?