A Autoeuropa emitiu um comunicado esta terça-feira em que admite avançar com os novos horários de laboração contínua. No documento a que a SÁBADO teve acesso, a empresa alemã diz ser "indiscutível a necessidade de ter no início do novo ano um modelo de trabalho que responda às encomendas dos clientes para a primeira metade de 2018, sob risco de entrarmos em incumprimento com o programa de produção".
A fábrica instalada em Palmela garante ainda que esta será "uma decisão" que vai cumprir a lei, manter o emprego, assegurar o crescimento da fábrica e o programa de produção. "Em paralelo, a empresa vai manter abertos os canais de comunicação com as partes envolvidas", refere ainda.
"Desde 2015, em que a laboração contínua foi considerada no acordo laboral, que se tem procurado construir um modelo de trabalho que seja o mais conveniente possível para todas as partes envolvidas. Isto é, que seja um modelo de trabalho legal, que considere a rotação adequada entre turnos e preveja uma compensação adicional à prevista na lei", indica o comunicado.
A empresa alemã, que já viu dois pré-acordos negociados entre sindicatos e trabalhadores serem chumbados, lembra ainda que mesmo com a redução do volume de trabalho, a Autoeuropa manteve os postos de trabalho e conseguiu ainda colocar 400 trabalhadores noutras fábricas do grupo da Volkswagen.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.