Sábado – Pense por si

Altice: uma montanha de dívida e o problema Pereira

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de agosto de 2023 às 08:00

A Operação Picoas surge na pior altura para a dona da MEO, enterrada em 55 mil milhões de euros de dívida. Patrick Drahi tenta corte rápido com Armando para tranquilizar os investidores. Sindicatos temem futuro.

A redução da dívida é “o nosso objetivo número um, número dois e número três”, garantia o administrador financeiro da Altice. A frase é de meados de 2018, quando a pressão para a Altice reduzir a sua colossal dívida a levou a desistir de comprar a Media Capital. Cinco anos depois, o principal proprietário, Patrick Drahi, foi forçado a repetir a promessa numa rara comunicação pessoal, durante uma conferência telefónica difícil com investidores. “A minha única prioridade para a Altice France hoje é reduzir a dívida”, afirmou, juntando-lhe que “fará o que for preciso”. A diferença, desta vez, é que os receios sobre a montanha de dívida são ampliados por outro problema: Armando Pereira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.