Sábado – Pense por si

1973, o ano do último excedente orçamental

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 12 de dezembro de 2019 às 14:00

O Governo prevê um excedente de 0,1% para 2019. A última vez foi há 46 anos. Uma viagem à gestão orçamental no fim da era dourada da economia e num regime autoritário que consagrou o equilíbrio das contas.

A dias da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, que terá inscrito um excedente orçamental, a SÁBADO republica o artigo da edição impressa de Outubro de 2018 sobre o último ano em que as contas públicas em Portugal tiveram um excedente: 1973. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.