Secções
Entrar

Trump oferece aos fabricantes de automóveis dos EUA alívio adicional das suas tarifas

Lusa 18 de outubro de 2025 às 10:47

A ação refletiu os esforços da administração para usar tarifas para promover a produção americana.

O Presidente Donald Trump está a conceder aos fabricantes de automóveis nacionais um alívio adicional em relação às tarifas sobre peças de automóveis, prolongando o que deveria ter sido um reembolso de curto prazo até 2030. É
automovel, automoveis, carros, veículos DR
Esta medida faz parte de uma proclamação que Trump assinou esta sexta-feira, que também oficializou uma taxa de importação de 25% sobre camiões de média e pesada dimensão, a partir de 01 de novembro. A ação refletiu os esforços da administração para usar tarifas para promover a produção americana, ao mesmo tempo que tenta proteger o setor automóvel dos custos mais elevados que os impostos de importação de Trump criaram para peças e matérias-primas. O reembolso especial, inicialmente anunciado em abril, tinha sido programado para ser reduzido e depois expirar em 2027.Na altura, Trump descreveu-o como ajuda de curto prazo "durante esta pequena transição", com a expectativa de que os fabricantes de automóveis deslocassem as linhas de produção de volta para os EUA. A extensão e os ajustes surgiram após conversas com a indústria automóvel, disseram altos responsáveis da administração. O objetivo é tanto expandir a produção doméstica como torná-la mais competitiva. Os responsáveis insistiram em manter o anonimato como condição para falar com os jornalistas antes da assinatura da proclamação por Trump. A ação emendada prevê um reembolso de 3,75% em relação ao preço de venda de um veículo montado no país. Este valor foi calculado aplicando-se a taxa de importação de 25% sobre peças que representam 15% do preço de venda de um veículo. Multiplicar essas duas percentagens resulta em 3,75%. O reembolso também será agora oferecido aos fabricantes de camiões e motores, disseram os responsáveis. Trump tinha publicado nas redes sociais a 06 de outubro as novas tarifas sobre camiões importados. Os autocarros também estarão sujeitos a uma tarifa de 10% como parte da ação. As novas tarifas não se aplicam às importações abrangidas pelo Acordo entre EUA, México e Canadá sobre o comércio. Esse pacto, que entrou em vigor em 2020, estará em renegociação no próximo ano. Estas medidas surgem num momento delicado para a indústria automóvel, enquanto os consumidores enfrentam o choque de preços. Segundo o Kelley Blue Book, os compradores de automóveis novos gastaram em média de 50.080 dólares (42.900 euros) em setembro, a média mais alta de sempre. Os preços dos automóveis novos aumentaram 3,6% em relação ao ano passado.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela