Secções
Entrar

Sismo de 5.3. Quem tem telemóvel Android "sentiu" abalo primeiro

Jornal de Negócios 26 de agosto de 2024 às 15:14

Nas redes sociais, são vários os portugueses que confirmam que o seu telemóvel os alertou para o sismo. Quem não tem sistema Android conseguia ter acesso à informação através do motor de busca da Google.

Às 05h11 da madrugada desta segunda-feira, os telemóveis Android em Portugal receberam uma notificação. O sistema de deteção de sismos da Google tinha detetado um abalo de magnitude estimada de 5,4 à escala de Richter.

"O Android Earthquake Alerts System é um serviço gratuito que deteta terremotos ao redor do mundo e pode alertar utlizadores do Android antes que os abalos comecem", explica a tecnológica no seu site. Nos Estados Unidos, a empresa tem uma parceria com a equipa do ShakeAlert. Contudo, noutras localizações é utilizada abordagem de "crowdsourcing", ou seja, a deteção é feita pelos telemóveis das próprias pessoas.

"Todos os smartphones contêm pequenos acelerómetros que podem sentir vibrações e velocidade, sinais que indicam que um sismo pode estar a acontencer", detalha a Google. "Se o telefone detetar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de deteção de sismos, junto com uma localização aproximada de onde o abalo ocorreu. O servidor então combina informações dos vários telemóveis para descobrir se um sismo está efetivamente a acontecer."

Esta abordagem usa os mais de dois mil milhões de smartphones Android em uso ao redor do mundo como minissismómetros para criar o que a tecnológica chama de maior rede de deteção de terremotos do mundo. Os telefones detetam a vibração e a velocidade do tremor de um terremoto e alertam os usuários do Android nas áreas afetadas.

Nas redes sociais, são vários os portugueses que confirmam que o seu telemóvel os alertou para o sismo. Na notificação, para além da magnitude, o Android estima o epicentro e deixa vários conselhos de segurança. O sistema está preparado para alertar os utilizadores para abalos superiores a 4,5 na escala de Richter.

Contudo, quem não tem telemóvel Android também pode aceder à informação através do motor de busca da Google que, assim que é aberto, automaticamente alerta para a existência de um abalo nas proximidades.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela