Secções
Entrar
Ao minuto

Negrão trava Nuno Vasconcellos: "Em nome da dignidade desta comissão damos por encerrada esta audição"

Bruno Faria Lopes 20 de maio de 2021 às 15:45

Vasconcellos é o ex-patrão da Ongoing, que deixou mais de 1.200 milhões de euros de dívidas em Portugal e que vive uma vida de luxo, como empresário, no Brasil.

Momentos Chave
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado 20 mai 2021
20 mai 2021 20 de maio de 2021 às 16:53

Negrão encerra audição com Nuno Vasconcellos "em nome da dignidade"

A audição com Nuno Vasconcellos terminou pouco depois de começar, quando Fernando Negrão concluiu que o dono do grupo Ongoing se recusava a responder. "Ficou claro que o senhor se recusa sistematicamente e sem explicações plausíveis a admitir que seja titular de alguma dívida. Que não quer responder a perguntas de forma útil. Em nome da dignidiade desta comissão damos por encerrada esta comissão. Muito obrigada e boa tarde.", afirmou o deputado. 

Antes, Vasconcellos pediu a Mariana Mortágua que provasse que deixou um calote no Novo Banco. "Eu estou aqui como convidado e não aceito as suas acusações", protestou. 

20 mai 2021 20 de maio de 2021 às 16:22

"Nunca tive uma moto de água"

Numa nota de insolvência culposa requerida pelo BCP há uma referência à dificuldade em encontrar e notificar Nuno Vasconcelos. O devedor diz que isso se deve a "falta de eficiência" dos gestores de insolvência e que o Fisco o consegue contactar. A nota identifica que Vasconcelos só tem uma "motoquad" – ou mota quatro em seu nome. Vasconcelos nega também isso. "Nunca tive uma moto de água", afirma.

Vasconcelos está a seguir o guião de outros devedores, mas com uma atitude mais aguerrida: a culpa foi da resolução do BES ("foi uma péssima ideia"), a Ongoing deixou activos suficientes (não deixou: o Novo Banco foi para tribunal) e a dívida não é dele. Questiona também a resolução. "Se a minha dívida era tão má como é que ela passa com os activos para o Novo Banco?", pergunta. Vasconcellos nada assume.

20 mai 2021 20 de maio de 2021 às 16:08

"Quem tem dívidas é a Ongoing"

A deputada Mariana Mortágua, a primeira a fazer inquirição, pergunta quando é que Nuno Vasconcellos vai pagar os 522 milhões de euros que deve ao Novo Banco. Vasconcellos afirma que a pergunta é dirigida a ele, mas que a dívida é dele. "Não é meu grupo, não é da minha família, porque o grupo insolveu em 2016 e estamos em 2021", afirma. "Quem tem dívidas é a Ongoing", diz. Vasconcellos foi contornando a pergunta - "infelizmente não vai ter essa sorte", diz a certo ponto a Mortágua - sobre quando vai pagar os 522 milhões de euros, em incumprimento há vários anos. A audição começa quente, com Nuno Vasconcelos a dzier que Mariana Mortágua não está no "tom certo" e que o está a "desconsiderar". "Não estou aqui para ser desconsiderado". Mas ainda não respondeu quando vai pagar os 520 milhões de euros.   

20 mai 2021 20 de maio de 2021 às 15:20
Bruno Faria Lopes

Vasconcelos é dos maiores devedores do Novo Banco

Nuno Vasconcellos é ouvido na comissão parlamentar de inquérito às perdas do Novo Banco na qualidade de grande devedor. O grupo Ongoing, de que foi dono, deixou pelo menos 440 milhões de euros de dívida no Novo Banco, contraída no tempo do BES. Tal comooutros devedores, Vasconcellos nada tem em seu nome em Portugal - em 2019 tinha apenas uma moto quatro - e há indícios fortes de que agiu de má-fé com os credores.Leia aquia investigação que a SÁBADO publicou em 2019 sobre a vida de luxo, a dívida e o dsvio de bens para o Brasil.   

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela