Secções
Entrar

Regulador multa em €80 milhões a Sumol+Compal e supermercados por viciarem preços

Bruno Faria Lopes 30 de março de 2022 às 19:41

A quinta decisão do regulador sobre conluios para fixar preços nos supermercados eleva para 508 milhões o total das multas. Sumol + Compal litigou com sucesso para impedir que a Autoridade da Concorrência não divulgasse o nome da empresa, nem emails comprometedores, no comunicado para os media.

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou o fabricante de bebidas Sumol+Compal e mais quatro cadeias de supermercados a multas num total de 80 milhões de euros por viciação dos preços de venda ao consumidor. Esta é a quinta decisão de dez processos abertos pelo regulador contra supermercados e fornecedores por prática ilegal de fixação de preços – o total de multas ascende já a 508 milhões de euros, um valor sem precedentes em Portugal.

Na decisão conhecida hoje, a Sumol+Compal foi alvo da multa mais elevada, de 25,1 milhões de euros. Segue-se o Modelo Continente (24 milhões), o Pingo Doce (20,92 milhões), o Lidl (5,48 milhões) e Auchan (4,4 milhões). Também foram multadas (em cerca de 15 mil euros cada) duas pessoas identificadas pela AdC como "responsável do fornecedor", ou seja, da Sumol+Compal.

Tal como nos casos anteriores, a AdC explica que em causa está uma prática conhecida no jargão do direito da concorrência como "hub and spoke" – uma conspiração entre os supermercados e o fornecedor comum para alinhar preços nas diferentes lojas. Nesta prática, os supermercados não comunicam entre si, mas através do fornecedor. "A prática é altamente prejudicial para os consumidores e afeta a generalidade da população portuguesa, uma vez que os grupos empresariais envolvidos representam grande parte do mercado nacional da grande distribuição alimentar", explica o regulador na nota divulgada hoje à tarde.

A prática durou durante mais de 14 anos, entre 2002 e 2017, e o regulador indica que "não se pode excluir que o comportamento investigado ainda esteja em curso", pelo que pede a sua cessação. Ao contrário do que foi regra nos comunicados anteriores, a AdC não refere no comunicado à imprensa o nome da Sumol+Compal, nem revela parte das provas – sobretudo emails comprometedores trocados entre funcionários das empresas visadas – em que baseia a sua decisão. Fonte oficial da AdC explicou à SÁBADO que o regulador está a cumprir uma ordem do tribunal – a Sumol+Compal litigou no sentido de impedir a Concorrência de divulgar o nome da empresa prevaricadora, assim como de parte das provas, e teve sucesso. O nome da empresa vem, contudo, na decisão que a AdC divulgou em paralelo com o comunicado.

A Sumol+Compal é um dos principais fabricantes de sumos e refrigerantes em Portugal, com marcas como Sumol e Compal e a água Serra da Estrela. Os fornecedores sancionados nas quatro decisões anteriores da AdC sobre viciação de preços em supermercados eram também grandes empresas com produtos de consumo massificado: a Bimbo Donuts, a Central de Cervejas, a Super Bock Group e a Primedrinks.

As multas já aplicadas formam um volume significativo para os supermercados que são visados em todas. O Modelo Continente, do grupo Sonae, lidera as multas com um total de 188,5 milhões de euros. O Pingo Doce, com 143,6 milhões, é o segundo mais visado. Estes totais vão subir uma vez que dos dez processos ainda só metade tem decisão conhecida. Na semana passada, por exemplo, a AdC acusou os supermercados e a Johnson&Johnson da mesma prática ilegal. 

As decisões do regulador podem ser alvo de recurso e essa tem sido invariavelmente a prática das empresas visadas nestes processos, que litigam ferozmente durante a instrução do processo do regulador – com dezenas de recursos interlocutórios – e após a divulgação da decisão. Ainda nenhum dos quatro processos que geraram recursos tem data marcada no Tribunal da Concorrência e Regulação de Santarém.   

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela