Secções
Entrar

Portugal com incentivo para reduzir diferenças sociais

22 de maio de 2017 às 15:48

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas assinou o memorando para a implementação de um mecanismo que vai dar ao país 102,7 milhões de euros

O Governo assinou esta segunda-feira o memorando para a implementação do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) 2014-2021, que destina a Portugal 102,7 milhões de euros de doações para reduzir diferenças sociais e económicas na Europa.

Os três países doadores, a Islândia, Liechtenstein e Noruega, propõem-se contribuir para reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, mas também para reforçar as relações bilaterais entre os doadores e os 15 Estados beneficiários desse mecanismo, entre os quais Portugal, e que vão receber um total de 2,8 mil milhões de euros.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que presidiu à cerimónia de assinatura do memorando, lembrou que Portugal já beneficiou de quatro períodos de financiamento no âmbito dos EEA Grants, com apoios para o desenvolvimento económico e social, no âmbito da protecção ambiental, das alterações climáticas, do fortalecimento da sociedade civil e do desenvolvimento social, humano ou cultural.

Dos 15 beneficiários, Portugal foi o sexto país a assinar o memorando, seguindo-se agora uma fase de preparação e negociação dos programas operacionais.

"O desafio agora é que a execução dos programas se inicie no princípio do próximo ano", afirmou o ministro, na cerimónia de assinatura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela