Secções
Entrar

Liang Wenfeng. O que se sabe sobre o criador da DeepSeek?

Leonor Riso 28 de janeiro de 2025 às 14:10

Nasceu em 1985 e quer a China líder no campo da Inteligência Artificial. Emprega os melhores alunos das melhores universidades. Porquê? "Querem resolver os problemas mais difíceis do mundo", diz.

Tem 39 anos, usou a Inteligência Artificial (IA) para liderar no mundo das finanças e quer tornar a China líder mundial. Liang Wenfeng é o criador da DeepSeek, startup que acaba de lançar o seu último modelo de IA, o DeepSeek-V3, cujo assistente ultrapassou o norte-americano ChatGPT na App Store dos Estados Unidos. 

A startup DeepSeek está sediada em Hangzhou e Liang Wenfeng é o seu acionista maioritário. Em 2010, completou um mestrado em Engenharia de Informação e Comunicação na universidade de elite de Zhejiang, onde entrara aos 17 anos. Primeiro, licenciou-se em Engenharia Eletrónica e de Comunicação. 

Em 2015, criou o fundo de investimento High-Flyer. Este dedica-se a trading com modelos matemáticos, análise estatística e algoritmos para incorporar IA em estratégias de negócio, prever tendências de mercado e ajudar a fazer decisões de investimento, ao contrário da análise humana, segundo o site Channel New Asia. 

Em março de 2023, o High-Flyer anunciou na sua conta de WeChat (semelhante ao WhatsApp) que estava a "começar de novo" e a criar "um novo grupo de investigação independente, para explorar a essência da AGI [Artificial General Intelligence, ou Inteligência Artificial Geral]." Esta sustenta a hipótese de uma máquina conseguir compreender e aprender a fazer qualquer tarefa intelectual humana, e, pela OpenAI, é definida como sistemas autónomos que ultrapassam os humanos nas tarefas de maior valor económico.

No mesmo ano, foi criada a DeepSeek. Partilha o mesmo edifício com a High-Flyer, de acordo com a Reuters, e detém patentes relacionadas com chips usados para treinar modelos de Inteligência Artificial: em julho de 2022, a High-Flyer indicou que tinha 10 mil chips A100 da Nvidia.

Segundo a imprensa, Liang Wenfeng começou a comprar estes chips em grande quantidade em 2021. "Quando o conhecemos ele era muito ‘cromo’ e tinha um penteado horrível, enquanto falava de construir um cluster de 10 mil chips para treinar os seus modelos. Não o levámos a sério", relatou uma fonte ao Financial Times. "Ele não conseguia articular a sua visão além de dizer: 'Quero construir isto, e vai mudar o jogo'. Achávamos que só seria possível com gigantes como a ByteDance e o Alibaba."

Os funcionários da DeepSeek vêm das universidades mais conceituadas da China. Segundo o seu chefe, são atraídos pelos desafios de IA. "O que atrai o melhor talento é obviamente resolver os problemas mais difíceis do mundo", afirmou Liang Wenfeng em julho. 

Durante uma rara aparição num evento, Liang Wenfeng revelou os seus grandes planos para o seu país. "A IA da China não pode manter-se como seguidora para sempre", avisou, lamentando que as empresas chinesas se tivessem "acostumado a alavancar inovações tecnológicas desenvolvidas noutros locais". "A China deve transitar gradualmente de ser uma beneficiária a passar a contribuir, em vez de continuar a aproveitar-se dos outros", frisou.

"A inovação é cara sem dúvida, e a nossa antiga tendência de adotar tecnologias existentes estava ligada ao anterior estado de desenvolvimento da China mas hoje, a sua escala económica e os lucros de gigantes como o ByteDance e a Tencent são globalmente significativos", salientou o empresário.

Na CNN Internacional, chamaram-lhe "Sam Altman da China", numa referência ao fundador da OpenAI, e de "evangelista para a tecnologia de IA e investimento em novas investigações".

Os modelos de IA da DeepSeek são muito mais baratos que os dos EUA e são tão ou mais eficazes. Todos os seus modelos são de código aberto, ao contrário da rival OpenAI. Desta forma, qualquer programador pode usá-lo e modificá-lo. Porém, o DeepSeek-V3 tem algumas restrições sobre tópicos sensíveis relacionados com o governo chinês e a sua liderança, detalha o Wall Street Journal. Mas nada que embarace o seu criador: segundo o site CTech, Liang Wenfeng esteve a 20 de janeiro num simpósio em Pequim presidido pelo primeiro-ministro chinês Li Qiang. Foi um de apenas nove convidados. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela