Secções
Entrar

Imposto sobre açúcar faz aumentar contrabando de refrigerantes

SÁBADO 28 de junho de 2021 às 09:15

Redes de tráfico de bebidas não alcoólicas tem vindo a aumentar desde que entrou em vigor o imposto sobre as bebidas adicionadas de açúcar.

Mais de mil litros de bebidas alcoólicas e refrigerantes traficados de forma ilegal são apreendidos todas as semanas. De acordo com os militares estas bebidas proveem de contrabando que tem como objetivo evitar o pagamento de impostos sobre os produtos e nos últimos tempos, depois do novo imposto sobre bebidas adicionadas de açúcar, o tráfico de refrigerantes disparou.

Spaces Images/Getty Images

Segundo o Jornal de Notícias, as redes que promovem este tráfico aproveitam as destilarias legais para desviar milhares de garrafas e vendê-las no mercado paralelo, evitando o pagamento de taxas impostas pelo Estado sobre estes produtos. A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda, que, desde 2017, apreendeu 222 mil litros de bebidas, diz que tem aumentado o contrabando de bebidas não alcoólicas, importadas de Espanha.

GNR acredita que grupo terá lucrado meio milhão de euros com este esquema desde 2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela