Secções
Entrar

Governo do PS prometeu à Azul que TAP pagaria dívida de €178 milhões

Jornal de Negócios 16 de julho de 2025 às 12:39

A Azul apresentou em tribunal uma carta assinada por Pedro Nuno Santos e por Miguel Cruz onde o antigo governo atestava que o empréstimo da empresa brasileira à TAP era um empréstimo obrigacionista. Estado arrisca ter de pagar 178 milhões de euros.

A companhia brasileira Azul apresentou em tribunal uma carta de 2020 assinada por Pedro Nuno Santos, então ministro das Infraestruturas, e Miguel Cruz, então secretário de Estado do Tesouro, que garante queo financiamento de 178 milhões de euros à TAP, em 2016, continuaria a ser um empréstimo obrigacionista, e não um suprimento.

David Neelman e Humberto Pedrosa

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que explica que se a Justiça der razão à empresa de David Neeleman, o Estado terá de assumir esse custo.

Explica o jornal que a carta foi assinada numa altura em que o Estado pretendia que a Azul desistisse do direito de conversão das obrigaçõesem ações, por causa da intervenção estatal que precisava de aprovação por parte da União Europeia.

A carta contraria a posição da TAP e do atual governo – que lançou este mês o processo de reprivatização da TAP – que sustentam que o financiamento deveria ter sido considerado um suprimento entre sócios.

Tal como o Negócios noticiou, o pagamento dos 177 milhões teria de ser feito até ao final de junho, segundo decisão tomada na Assembleia Geral de Obrigacionistas. A TAP S.A. informou este mês o Governo que vai pedir a insolvência da TAP S.G.P.S. A dívida foi contraída quando a TAP ainda era um grupo só.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela