Sábado – Pense por si

IA da Microsoft vai poder aceder a ambiente de trabalho e motores de busca

Lusa 16 de julho de 2025 às 11:33
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

A empresa introduziu esta ferramenta no assistente Copilot em outubro, permitindo aceder ao que está no ambiente de trabalho e responder a perguntas sobre as imagens ou texto.

A Microsoft lançou hoje uma atualização do seu modelo de Inteligência Artificial (IA), Copilot, que permite aceder a tudo o que está no ambiente de trabalho, incluindo o ambiente de trabalho, aplicações ou janelas do navegador para apresentar resultados mais precisos.

Frank Hoermann/SVEN SIMON/picture-alliance/dpa/AP Images

De acordo com a agência de notícias Europa Press, a empresa introduziu esta ferramenta no seu assistente Copilot em outubro do ano passado, permitindo aceder ao que está no ambiente de trabalho e responder a perguntas sobre as imagens ou texto que aparecem, bem como oferecer diferentes opções e funções sem interromper o fluxo de trabalho.

Em abril, a Microsoft habilitou a funcionalidade ao navegador Edge, mas só permite o acesso ao conteúdo de dois aplicativos simultaneamente, ou seja, só pode digitalizar até duas janelas ativas.

Agora, a empresa lançou uma atualização para a funcionalidade Copilot que permite ao assistente aceder a qualquer janela do navegador ou aplicação quando se partilha o ambiente de trabalho com esta ferramenta, para que possa aceder ao mesmo conteúdo que o utilizador em tempo real.

Estes avanços vão permitir que a solução ajude a analisar mais conteúdos ao mesmo tempo, fornecer informações e responder a perguntas, através de orientação por voz.

Para ativar a funcionalidade, é necessário selecionar a área de trabalho que pretende partilhar e pedir ajuda ao Copilot para as tarefas que está a realizar, refere a agência noticiosa.