Secções
Entrar

Gazprom desliga turbina no Nord Stream. Preços do gás disparam 10%

Jornal de Negócios 25 de julho de 2022 às 16:52

A estatal russa anunciou que irá parar mais uma turbina no gasoduto Nord Stream a partir de 27 de julho, reduzindo a capacidade de entrega de gás natural para menos de 20% da sua capacidade. Os preços do gás natural dispararam 10% logo após o anúncio.

A Gazprom vai parar mais uma das turbinas na estação compressora de Portovaya a partir de 27 de julho, o que levará a que o gás natural enviado para a Alemanha através do Nord Stream poderá ficar reduzida a apenas 33 milhões de metros cúbicos diários, menos de 20% do que os 167 milhões de m3 planeados.

O anúncio feito esta segunda-feira pela empresa estatal russa provocou um "salto" de 10% nos preços do gás natural na Europa no índice holandês TTF, que é o “benchmark” para os mercados europeus. O preço tocou os 175,5 euros por megawatt-hora (MWh).

A Gazprom justifica a paragem da turbina com "as condições técnicas da turbina" que obrigam a que seja alvo de manutenção.

Desde 21 de julho, após uma interrupção de 10 dias para manutenção no gasoduto que é a principal porta de entrada do gás russo na Europa, que o Nord Stream tem estado a funcionar a cerca de 40% da sua capacidade.

Uma redução dos fluxos de gás do Nord Stream "eram infelizmente esperados", tendo em conta as recentes declarações do presidente russo, Vladimir Putin, considera Tom Marzec-Manser, diretor de análise de gás na ICIS, citado pela Bloomberg. "A questão-chave agora é durante quanto tempo é que esta redução para apenas 20% da capacidade irá durar".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela