Secções
Entrar

EUA isentam importações de telemóveis, computadores e componentes

Lusa 12 de abril de 2025 às 15:51

As isenções são aplicáveis a telemóveis, computadores portáteis, discos rígidos, microprocessadores e 'chips' de memória.

O Governo dos Estados Unidos da América anunciou hoje uma série de exceções às tarifas aplicadas sobre importações, passando a isentar a entrada de telemóveis, computadores e outros componentes e produtos eletrónicos.

As isenções, publicadas num boletim do Serviço de Imigração e Alfândegas, são hoje citadas pela agência Europa Press e representam uma limitação das taxas, excluindo estes bens de dois tipos de tarifas: a de 125% imposta sobre a China, e a tarifa de base de 10% aplicada sobre quase todos os outros países.

A decisão deverá aliviar o impacto dos direitos aduaneiros nos consumidores e beneficiar gigantes dos mercados, como a Apple ou a Samsung.

As isenções são aplicáveis a telemóveis, computadores portáteis, discos rígidos, microprocessadores e 'chips' de memória.

De fora das tarifas ficam agora, também, máquinas utilizadas para o fabrico de semicondutores -- numa referência à Tawan Semiconductor Manufacturing, que anunciou investimentos em fábricas em território norte-americano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela