Secções
Entrar

China quer limitar o dinheiro e tempo gastos em videojogos

Débora Calheiros Lourenço 26 de dezembro de 2023 às 17:08

Desde 2021 que menores de 18 anos já estão proibidos de jogar por mais do que uma hora por dia e apenas o podem fazer às sextas-feiras, fins-de-semana e feriados.

Um projeto de lei chinês quer limitar o dinheiro e o tempo que as pessoas gastam com videojogos. O objetivo da porposta é o de prevenir comportamentos obsessivosm no entanto, as medidas que propõe pode representar um duro golpe no maior mercado de jogos online do mundo.

Getty Images

Entre as restrições encontra-se a "proibição de conteúdo que ponha em risco a unidade nacional, que coloque em risco a segurança nacional ou prejudique a reputação e os interesses nacionais presente em jogos online".

Além disso, os jogos não deverão oferecer recompensas que incentivem os jogadores a voltar a jogar ou gastar muito dinheiro, avançou a Administração Nacional de Imprensa e Publicação: "A remoção desses incentivos provavelmente reduzirá os usuários ativos diários e a receita das aplicações e pode forçar os editores a reverem o design dos seus jogos e estratégias de monetização", referiu Ivan Su, analista da analista Morningstar.

Desde 2021 que jogadores com menos de 18 anos passam a estar autorizados a jogar apenas durante uma hora por dia às sextas-feiras, fins-de-semana e feriados.

O anúncio das limitações já provocou uma queda nas ações de várias gigantes tecnológicas locais, que viram o seu valor de mercado diminuir em mil milhões de dólares. A China detém o maior mercado de jogos no mundo e a Tencent Games é a líder no setor em termos de receita, porém o valor das suas ações caiu 12,4% desde o anúncio das novas medidas.

O vice-presidente da Tencent Games, Vigo Zhang, já garantiu que a empresa vai implementar de forma rigorosa todos os novos requisitos regulatórios e defendeu que estes não impedem que as empresas tenham "modelos de negócios e cadência operacional razoáveis".

Vigo Zhang referiu ainda que atualmente os menores gastam um nível historicamente baixo de dinheiro e tempo na plataforma desde 2021, altura em que foram implementadas as primeiras limitações.

As ações da NetEase, outra das maiores plataformas chinesas, caíram mais de 24% desde o anúncio das medidas, mas a empresa ainda não comentou as decisões.

Por outro lado, também é esperado que as novas regras também acelerem o processo de entrada em circulação de jogos no país ao exigir que os reguladores processem as aprovações no prazo de 60 dias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela