Secções
Entrar

Bruxelas revê em alta crescimento em Espanha para 2,9%

03 de maio de 2018 às 10:29

Estas previsões melhoram as estimativas feitas em Novembro passado, quando Bruxelas previa uma desaceleração para 2,5% em 2018.

A Comissão Europeia subiu a previsão de crescimento da economia espanhola em 2018 para 2,9%, mais quatro décimas do que as estimativas anteriores, considerando que o consumo interno, apesar de desacelerar, continua a ser decisivo.

1 de 3
Foto: REUTERS/Eric Vidal
Foto: REUTERS/Eric Vidal
Foto: REUTERS/Eric Vidal

Nas Previsões Económicas de Primavera divulgadas hoje em Bruxelas, o executivo comunitário estima que, depois de um crescimento "forte" de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, o crescimento em Espanha irá desacelerar para 2,9% em 2018 e 2,4% em 2019.

Estas previsões melhoram as estimativas feitas em Novembro passado, quando Bruxelas previa uma desaceleração para 2,5% em 2018 e 2,1% no próximo ano.

"As previsões de crescimento para 2018 e 2019 serão apoiadas pelas medidas incluídas na proposta de orçamento" do Estado para 2018 que deverá ser aprovado nas próximas semanas, consideram os serviços da Comissão Europeia.

Bruxelas estima que o investimento deverá desacelerar, mas continuará a "crescer de forma robusta" em 2018 e 2019, assim como as exportações, com o país a ganhar quota nos mercados internacionais, apesar da esperada apreciação do euro.

No que diz respeito ao défice orçamental, a Comissão Europeia está mais pessimista do que o Governo espanhol.

O desequilíbrio orçamental deverá reduzir-se dos 3,1% do PIB verificado em 2017, mas enquanto Madrid aposta num défice de 2,2% em 2018, a Comissão Europeia estima que este será de 2,4%.

Para Bruxelas, as medidas previstas no projecto de orçamento espanhol para 2018 limitam a diminuição do défice, sublinhando os cortes na fiscalidade para os rendimentos salariais mais baixos, o aumento dos gastos com as pensões e o aumento salarial dos funcionários públicos.

Por outro lado, Bruxelas avança que a taxa de desemprego deverá continuar a diminuir "rapidamente" -- de 17,2% em 2017 para 15,3% em 2018 -- e ficar abaixo da fasquia de 14% em 2019, o valor mais reduzido desde 2008.

Para o conjunto dos países da zona euro, Bruxelas prevê que, depois de um crescimento acima do esperado de 2,4% do PIB verificado em 2017, a taxa deverá manter um valor elevado de 2,3% em 2018 e baixar "ligeiramente" para 2,0% em 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela