Secções
Entrar

Crescimento do PIB da zona euro abranda para 0,5% e o da UE para 0,4% no 2º semestre

Lusa 07 de setembro de 2023 às 10:10

Em Portugal o PIB avançou 2,3% na variação homóloga e manteve-se estável na comparação em cadeia.

O crescimento da economia da zona euro abrandou para 0,5% no segundo trimestre e a da União Europeia (UE) para 0,4%, face aos 1,1% em ambas no período homólogo, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Sábado

O serviço estatístico europeu reviu em baixa os dados avançados numa estimativa rápida de agosto para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro e da UE (respetivamente 0,6% e 0,5%).

Na variação em cadeia, o PIB dos países da moeda única cresceu uns ligeiros 0,1% (menos do que os 0,3% previstos em agosto) e o do conjunto dos 27 Estados-membros manteve-se estável face aos primeiros três meses do ano.

No primeiro trimestre, o PIB tinha avançado 0,1% na zona euro e 0,2% na UE.

Malta (3,9%), Grécia e Roménia (2,7% cada) e Croácia (2,5%) foram os Estados-membros que apresentaram os maiores avanços homólogos do PIB, enquanto as economias da Estónia (-3,0%), Hungria (-2,3%) Polónia (-1,4%) foram as que mais recuaram entre abril e junho.

Na comparação com os primeiros três meses do ano, a Lituânia (2,9%), a Eslovénia (1,4%) e a Grécia (1,3%) apresentaram as maiores subidas do PIB, com a Polónia (-2,2%), a Suécia (-0,8%) e a Áustria (-0,7%) a terem as principais quebras.

Em Portugal, o PIB avançou 2,3% na variação homóloga e manteve-se estável na comparação em cadeia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela