Segundo dados hoje divulgados pelo serviço estatístico da União Europeia (UE), o crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou na zona euro para os 5,1%.
A economia da zona euro cresceu 5,1% no primeiro trimestre e a da UE 5,2%, com Portugal a registar a maior subida homóloga do PIB (11,9%) entre os Estados-membros, segundo o Eurostat.
Segundo dados hoje divulgados pelo serviço estatístico da União Europeia (UE), o crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou na zona euro para os 5,1% e no bloco europeu para os 5,2%, depois de terem avançado, respetivamente 4,7% e 4,9% no trimestre anterior.
Na variação em cadeia, o PIB cresceu 0,3% na zona euro (em linha com os últimos três meses de 2021) e 0,4% na UE (uma ligeira baixa face aos 0,5% do período anterior).
Entre os 20 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia portuguesa foi a quem mais cresceu (11,9%), entre janeiro e março, em termos homólogos, seguindo-se a da Áustria (8,7%) e a da Hungria (8%).
Também na comparação com o trimestre anterior, o PIB de Portugal registou o maior crescimento (2,6%), seguindo-se a Áustria (2,5%) e a Polónia (2,4%).
Na variação em cadeia, três Estados-membros, a Suécia (-0,4%), a Itália (-0,2%) e a Dinamarca (-0,1%) viram o seu PIB recuar.
O Eurostat inclui ainda dados sobre o emprego no boletim, mas sem especificar por Estado-membro, divulgando que este indicador subiu 2,6% na zona euro e 2,5% na UE, em termos homólogos, acima dos 2,1% em ambas no trimestre anterior.
Na comparação em cadeia, o emprego avançou 0,5% nos países do euro e 0,4% na UE, face aos 0,4% em ambas as zonas no último trimestre de 2021.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.