"Este sistema cria-nos fortes dúvidas. Há indícios de que há pessoas a entrarem no sistema que nem sócios são. Por isso, temos algumas dúvidas", disse o mandatário de Noronha Lopes.
Vítor Paneira, mandatário do candidato à presidência do Benfica Noronha Lopes, disse hoje que a lista B tem conhecimento de que há intrusões no sistema de voto eletrónico nas eleições para os órgãos sociais do clube lisboeta.
"Este sistema cria-nos fortes dúvidas. Há indícios de que há pessoas a entrarem no sistema que nem sócios são. Por isso, temos algumas dúvidas", disse Vítor Paneira.
O antigo futebolista do Benfica, que tem sido uma das vozes mais críticas à gestão de Luís Filipe Vieira, deixou, por isso, um apelo à "transparência", avançando que a única forma de a conseguir é contar os votos físicos depois de feita a contabilização dos votos eletrónicos.
"O que queremos é que haja transparência. Para haver verdade nestas eleições, é preciso que haja comparação entre o voto eletrónico e o voto físico. É isso que todos os benfiquistas querem e é isso que deve acontecer pela verdade", afirmou Vítor Paneira, que antecipou que este possa vir a ser o "ato eleitoral mais concorrido de sempre".
O Benfica elege hoje o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva.
As eleições, que decorrem no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, entre as 08:00 e as 22:00, e em 24 casas do clube, vão definir os órgãos sociais para o quadriénio de 2020/2024, e estão entre as mais concorridas de sempre.
Na história do clube é apenas a sétima vez que concorrem três listas à liderança, e apenas não existe o recorde de quatro porque a candidatura da lista C, encabeçada por Luís Miguel David, e proposta por Bruno Costa Carvalho, se retirou.
Hoje, os benfiquistas vão escolher entre a lista A de Luís Filipe Vieira, de 71 anos, o presidente em exercício e a pessoa com mais tempo na liderança do Benfica, há 17 anos, desde 2003, e os antigos vice-presidentes Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva (lista D).
O sufrágio de hoje - que manterá Luís Filipe Vieira como 33.º presidente ou elegerá um 34.º, entre Noronha Lopes e Gomes da Silva - será feito por voto eletrónico, num ato antecipado em dois dias, devido à proibição de circulação de pessoas entre concelhos, como medida de combate à pandemia de covid-19.
Vítor Paneira lança suspeitas sobre sistema de voto eletrónico no Benfica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.