Sábado – Pense por si

Sócios decidem 'Benfica District' em AG com votação presencial ou remota

Lusa 11:01
As mais lidas

Reunião magna terá lugar no próximo sábado.

Os sócios do Benfica vão apreciar e votar no sábado a proposta da direção, liderada por Rui Costa, do projeto 'Benfica District', que foi apresentado em 22 de julho passado, numa assembleia geral (AG) extraordinária.

Rui Costa, presidente do  Benfica
Rui Costa, presidente do Benfica DR

De acordo com a convocatória da Mesa da Assembleia Geral (MAG) dos lisboetas, a reunião magna decorre a partir das 09:00 no pavilhão n.º2 do Estádio da Luz, em Lisboa, com a novidade de ser também transmitida em 'streaming', no site oficial.

Desta forma, os associados 'encarnados' com as quotas de novembro em dia vão poder votar de forma presencial ou remota - pelo site oficial na internet ou através da aplicação do clube, em zona reservada para o efeito -, até às 17:30 de sábado.

Vários meses antes do sufrágio eleitoral que viria a ganhar, Rui Costa apresentou o projeto 'Benfica District', que pretende 'revolucionar' todo o espaço envolvente ao Estádio da Luz, em Lisboa, e cuja meta de conclusão é o Mundial2030 de futebol.

Com um investimento estimado em cerca de 220 milhões de euros (ME), o projeto prevê o aumento da capacidade do Estádio da Luz, dos 68.100 atuais para 80.000 espetadores, o que reforçará a qualidade de maior recinto desportivo em Portugal.

Entre os principais destaques deste projeto, inclui-se a construção de um pavilhão multiusos com capacidade para 10.000 pessoas, dois pavilhões desportivos com 2.500 e 1.500 lugares, respetivamente, uma piscina comunitária, um teatro e local para eventos com capacidade para 500 pessoas, um campo de futebol ao ar livre, uma pista de atletismo e ainda instalações comerciais, hoteleiras e residenciais.

Em relação ao Estádio da Luz, o projeto tem previsto a colocação de uma fachada nova, com iluminação LED integrada e a iluminar a arquitetura nos dias de jogo, e a adição de um quarto nível, fora das arquibancadas, para usufruto de escritórios, hospitalidade 'premium' com maior capacidade ou outras instalações comerciais.

Novos ecrãs no interior do recinto, por cima das bancadas, à semelhança do novo Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, também são visíveis nos planos apresentados pelo Benfica, que defende um projeto baseado na sustentabilidade.

Na zona envolvente, para além dos novos empreendimentos sugeridos, o projeto prevê uma praça em frente à fachada principal do Estádio da Luz, com capacidade para 10.000 pessoas e que terá uma cabine de DJ e espaço para eventos, rodeada por estabelecimentos de restauração, lojas e restaurantes, sendo ainda a estátua de Eusébio, figura maior do clube, relocalizada para a entrada principal da praça.

O projeto tem a colaboração da Populous, empresa projetista original do Estádio da Luz, inaugurado em 2004, e do escritório de arquitetura Saraiva + Associados.