Sábado – Pense por si

Platini demite-se da presidência da UEFA

Tribunal Arbitral de Desporto reduz para metade suspensão de Michel Platini que anunciou que irá abandonar a presidência da UEFA

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu para quatro anos a suspensão aplicada a Michel Platini, que vai demitir-se da presidência da UEFA, anunciaram hoje os advogados do antigo jogador francês.

"Michel Platini anuncia que vai demitir-se da presidência da UEFA no próximo congresso do organismo", refere o comunicado do grupo de advogados do francês.

Platini, que chegou a apresentar a candidatura à presidência da FIFA este ano, foi inicialmente condenado a oito anos de suspensão pela Comissão de Ética da FIFA, a 21 de dezembro de 2015, mas a pena foi depois reduzida para seis anos pela Comissão de Recurso.

O líder da UEFA foi condenado por abuso de confiança, conflito de interesses e gestão danosa no caso do pagamento de 1,8 milhões de euros pelo ex-presidente da FIFA mundial, Joseph Blatter.

Por seu turno, o TAS reconheceu a "validade" do acordo verbal entre Blatter e Platini, mas "não está convencido da sua legitimidade".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.