Sábado – Pense por si

Pedro Emanuel: "Tento transmitir aos jogadores que não tenham medo de errar”

David Novo 29 de abril de 2023 às 18:00

A mãe não o queria no futebol e ainda andou dois anos em Contabilidade, mas tornou-se uma figura de Boavista e FC Porto – foi campeão nos dois clubes, que se defrontam este domingo. Como treinador, tem apostado no estrangeiro e agora está na Arábia Saudita.

O fascínio pelos números e a pressão familiar levaram-no a estudar Contabili dade e Administração, mas a paixão pelo futebol acabou por vencer. Apesar de sentir que não chegaria a um nível alto, a verdade é que no FC Porto conquistou a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental. E também foi campeão pelo Boavista – os seus dois clubes do coração defrontam-se no próximo domingo. Atualmente a treinar na Arábia Saudita, Pedro Emanuel, de 48 anos, recordou à SÁBADO as suas memórias do dérbi da cidade do Porto e de uma carreira preenchida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.