Sábado – Pense por si

Paralímpicos: André Ramos vai lutar pelo bronze no boccia após derrota nas meias-finais

Português perdeu por 9-2 com o malaio Chew Wei Lun nas meias-finais do torneio individual de boccia BC1. Vai disputar atribuição da medalha de bronze na quarta-feira.

O português André Ramos perdeu hoje por 9-2 com o malaio Chew Wei Lun nas meias-finais do torneio individual de boccia BC1, dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, e vai disputar na quarta-feira o jogo para atribuição da medalha de bronze.

André Ramos
André Ramos Lusa

No jogo para o bronze, agendado para quarta-feira às 10:40 locais (02:40 de Lisboa), André Ramos, da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, vai defrontar o brasileiro José Oliveira, com quem perdeu no arranque da fase de grupos

Antes da derrota com o malaio, André Ramos, que foi o único português a passar a fase de grupos dos torneios individuais, impôs-se a Mikhail Gutnik, do Comité Paralímpico da Rússia, por 4-2, no jogo dos quartos de final.

Portugal, que soma 26 medalhas no boccia em Jogos Paralímpicos, está representado na modalidade nos Jogos Tóquio2020 por 10 atletas que, depois de concluídos os torneios individuais, vão disputar as provas de equipas BC1/BC2, pares BC3 e pares BC4.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.