NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Federação Internacional de Atletismo decide hoje suspensão do país e retirada de acreditação ao laboratório de Moscovo
O ministro dos Desportos russo admitiu hoje criar uma nova agência antidopagem no país, num dia em que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) discute uma possível suspensão da Rússia devido a um escândalo dedoping.
Em declarações à agência R-Sport, Vitaly Mutko disse que o Governo está preparado para reformar ou "criar uma nova organização antidopagem" se a IAAF ou a Agência Mundial Antidopagem (AMA) o exigirem.
Um relatório da Comissão Independente (CI) da AMA, tornado público na segunda-feira, recomenda a suspensão da Federação de Atletismo russa por práticas de doping, assim como a retirada da acreditação ao laboratório de Moscovo, cujo director foi responsável pela destruição de 1417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.
A AMA já aceitou esta recomendação e retirou a acreditação ao laboratório russo, cujo presidente se demitiu.
A comissão acusa também, entre outras coisas, os serviços secretos russos de intimidação dos responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (2014) e recomenda, igualmente, a suspensão vitalícia de cinco atletas e cinco treinadores.
Entre os atletas que a comissão quer ver afastados do atletismo estão Mariya Savinova, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos de Londres2012, e Ekaterina Poistogova, bronze na mesma categoria.
De acordo com os responsáveis da Comissão, é muito claro que os casos de dopingno atletismo russo "não poderiam ter acontecido" sem o conhecimento e consentimento do Governo de Moscovo.
A AMA quer agora que a Rússia seja impedida de estar nas provas de atletismo dos Jogos Olímpicos Rio2016, considerando que os resultados de Londres2012 foram "sabotados" pela presença de atletas dopados.
O conselho directivo da IAAF vai discutir hoje a possibilidade de aceitar a recomendação da AMA para sancionar a federação russa, numa penalização que poderá levar à suspensão total e retirada dos atletas russos de futuras competições da IAAF.
Ministro dos Desportos russo admite criar nova agência antidopagem
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.