Sábado – Pense por si

Lyon mantém-se na 'Ligue 1' após recurso para Comité de Apelo

Lusa 09 de julho de 2025 às 16:10
As mais lidas

Este volte-face acontece depois de o Lyon ter recorrido da despromoção e de ter, ainda em junho, nomeado presidente a empresária norte-americana Michele Kang, em substituição do compatriota John Textor, acionista maioritário, que apresentou a demissão do cargo.

O Lyon, do treinador português Paulo Fonseca, informou esta quarta-feira que a Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG) vai manter o clube na 'Ligue 1', escalão principal do futebol francês.

AP Photo/Kirsty Wigglesworth, File

"O Olympique Lyonnais celebra a decisão de hoje da DNCG de manter o clube na Ligue 1. O OL agradece ao Comité de Apelo por reconhecer a ambição da nova administração do clube, determinada em garantir uma gestão séria no futuro", referiu o clube.

A decisão surge três semanas depois de oclube ter sido relegado pela DNCG para a segunda divisão(Ligue 2), por incumprimento dos pressupostos financeiros para se manter na elite do futebol gaulês. "A decisão de hoje é o primeiro passo para restaurar a confiança no Olympique Lyonnais. Podemos agora concentrar a nossa atenção nos nossos objetivos desportivos, preparando-nos totalmente para a próxima temporada", acrescentou o clube.

Entretanto, a Federação Francesa de Futebol (FFF) também confirmou a anulação da despromoção.

Este volte-face acontece depois de o Lyon ter recorrido da despromoção e de ter, ainda em junho, nomeado presidente a empresária norte-americana Michele Kang, em substituição do compatriota John Textor, acionista maioritário, que apresentou a demissão do cargo.

"Michele [Kang] é a escolha ideal para dirigir o Lyon na próxima fase e tenho plena confiança nela e no Lyon, que será mais forte com a sua liderança", referiu Textor, citado pelo clube aquando da nomeação da sua sucessora.

A norte-americana, de 66 anos, era presidente e proprietária do OL Lyonnes, equipa feminina do clube, e membro do conselho de administração do Eagle Football Group, que gere todas as atividades do Lyon.

Nestas semanas, Michele Kang tinha em mãos o processo de recurso junto da Direção Nacional de Controlo de Gestão.

Sinais do Tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.