Sábado – Pense por si

Joana Ramos e Telma Monteiro eliminadas no Grand Slam Tóquio

02 de dezembro de 2017 às 12:47
As mais lidas

As judocas olímpicas nacionais caíram no Grand Slam de Judo, cujo primeiro dia teve sete judocas portugueses em acção, quase todos derrotados ao primeiro combate.

As olímpicas Joana Ramos (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) caíram hoje no Grand Slam de Judo, cujo primeiro dia teve sete judocas portugueses em acção, quase todos derrotados ao primeiro combate.

Telma Monteiro (27.ª do mundo), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio2016, perdeu ao segundo combate, diante da húngara Hedvig Karakas (28.ª), judoca com quem nunca tinha sido derrotada em seis combates.

A judoca do Benfica começou por eliminar a chinesa Feng Xuemei, com dois 'waza ari', mas no combate seguinte saiu derrotada por Karakas, com um 'waza ari', ficando desde logo arredada da luta pelas medalhas.

Joana Ramos (16.ª do 'ranking' mundial), a competir uma categoria abaixo, nos -52 kg, perdeu também por 'waza ari', diante de uma judoca da casa, a japonesa Rina Tatsukawa, que acabaria por chegar à final e conquistar a prata.

Entre os outros judocas portugueses, João Crisóstomo (-66 kg), tal como Telma, realizou dois combates, enquanto Joana Diogo e Maria Siderot (-48 kg) e Jorge Fernandes e Nuno Saraiva (-73 kg) perderam logo na estreia.

No domingo será a vez de entrarem em acção, em Tóquio, Yahima Ramirez (-58 kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81 k) e Jorge Fonseca (-100 kg).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.