Sábado – Pense por si

França suspeita que Rui Pinto esteja na origem de ataque informático ao PSG

Autoridades francesas enviaram pedido de informações a Portugal em fevereiro de 2020. Querem saber se Rui Pinto ainda se encontra detido e em que fase está o julgamento em que é arguido.

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode estar na origem de um ataque informático ao PSG, avança esta terça-feira oPúblico que adianta que o Ministério Público francês pediu informações às autoridades portuguesas através do mecanismo de cooperação europeia em fevereiro de 2020.

Segundo a mesma fonte, os gauleses queriam igualmente apurar em que fase está o julgamento em que Rui Pinto é arguido e "aceder a documentos que possam ajudá-los na investigação".

A investigação em França teve origem em três queixas apresentadas pelo PSG após o clube ter constatado o uso de documentos internos em notícias publicadas pelo Mediapart, um jornal digital francês que integra o consórcio internacional de jornais responsável pela divulgação do Football Leaks, em 2016, à qual Rui Pinto está associado.

Em fevereiro de 2020, a polícia francesa solicitou às autoridades portuguesas várias informações sobre o hacker português, nessa altura detido em Lisboa. Além disso, foi requerida a lista de dados, servidores e materiais apreendidos em Budapeste, na Hungria, onde Rui Pinto residia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.