Sábado – Pense por si

FC Porto conquista dobradinha no hóquei em patins

Os "dragões" chegaram à final após a falta de comparência do Benfica nas meias-finais

O FC Porto conquistou hoje a sua 16.ª Taça de Portugal de hóquei em patins, a segunda consecutiva, ao vencer na final o Sporting de Tomar, por 5-1, juntando o troféu ao campeonato nacional.

Em Gondomar, os "dragões" marcaram por Gonçalo Alves, aos dois minutos, Hélder Nunes, aos quatro, Reinaldo Garcia, aos 35, e Jorge Silva, aos 36.

A formação tomarense, que eliminou a Física de Torres Vedras nas meias, ainda reduziu a desvantagem, por Joka, aos 45, antes de Vítor Hugo fixar o resultado para os "azuis e brancos", aos 49.

Recorde-se que o FC Porto chegou à final depois da falta de comparência do Benfica nas meias-finais da competição em forma de protesto. O clube da Luz não marcou presença na final four para manifestar o seu desagrado em relação ao estado da modalidade e de uma alegada dualidade de critérios contra as "águias". 

O treinador do Benfica de hóquei em patins, Pedro Nunes, justificou a decisão pelo erro que diz ter sido comentido pela equipa de arbitragem, que alegadamente tirou o título de campeão ao Benfica. "Nesta altura, quem toma as decisões expõe-se às críticas e nós estamos preparados para isso, mas não era assim que gostávamos de encerrar a época, que culminou com um erro premeditado e em que o objectivo era, claramente, que o Benfica não fosse campeão", disse o técnico. 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.