Jay Emmanuel-Thomas foi apanhado em setembro do ano passado com 60 quilos de canábis. Na altura negou as acusações, mas agora mudou a sua versão e pode arriscar uma pena de 14 anos de prisão.
O jogador de futebol Jay Emmanuel-Thomas admitiu ter orquestrado o tráfico de 60 quilos de canábis, avaliado em cerca de 700 mil euros. Segundo a Agência Nacional do Crime do Reino Unido (NCA), arrisca agora uma pena de 14 anos de prisão.
DR
O ex-jogador do Arsenal encontra-se detido desde setembro de 2024. Na altura, foi intercetado pela Agência Nacional de Crimes inglesa no Aeroporto de Stansted, em Londres, que o apanhou com 60 quilos de droga. O seu voo era proveniente da Tailândia.
Com ele seguiam duas mulheres, que terão sido recrutadas também para este fim e que foram acusadas pelo crime de tráfico de droga. Todos negaram a acusação inicial, no entanto, ao contrário do que se sucedeu com Jay Emmanuel-Thomas, as duas mulheres contaram terem sido enganadas.
Após análises ao telemóvel do jogador, a procuradoria decidiu retirar as acusações contra estas duas mulheres. Concluiu-se que elas pensavam levar ouro em quatro malas e não canábis.
"Grupos deste crime organizado obtinham lucros significativos ao traficar e vender canábis de alta qualidade, cultivada legalmente nos EUA, Canadá e Tailândia, ilegalmente no Reino Unido", começou por explicar David Philips, investigador sênior da NCA, num comunicado. "Criminosos organizados como Thomas podiam ser muito persuasivos e oferecer o pagamento a transportadores, mas o risco de ser apanhado era muito alto e simplesmente não valia a pena."
Segundo a NCA, o caso que decorre no Tribunal de Chelmsford chegou a ser adiado na quarta-feira, com a data de sentença a ser confirmada, mas caso seja considerado culpado poderá ser condenado à pena máxima atribuída a este tipo de crimes. No Reino Unido corresponde a 14 anos de prisão, adianta ainda a NCA.
"Acredita-se que Thomas foi o intermediário entre fornecedores na Tailândia e traficantes no Reino Unido", acrescentou a agência num comunicado enviado à imprensa.
Emmanuel-Thomas já jogou por equipas da Premier League como o Arsenal ou o Ipswich Town, e estava a jogar desde julho do ano passado pelo clube escocês Greenock Morton, quando foi preso. O clube rescindiu posteriormente o seu contrato de seis meses com efeitos imediatos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.