Jay Emmanuel-Thomas foi apanhado em setembro do ano passado com 60 quilos de canábis. Na altura negou as acusações, mas agora mudou a sua versão e pode arriscar uma pena de 14 anos de prisão.
O jogador de futebol Jay Emmanuel-Thomas admitiu ter orquestrado o tráfico de 60 quilos de canábis, avaliado em cerca de 700 mil euros. Segundo a Agência Nacional do Crime do Reino Unido (NCA), arrisca agora uma pena de 14 anos de prisão.
DR
O ex-jogador do Arsenal encontra-se detido desde setembro de 2024. Na altura, foi intercetado pela Agência Nacional de Crimes inglesa no Aeroporto de Stansted, em Londres, que o apanhou com 60 quilos de droga. O seu voo era proveniente da Tailândia.
Com ele seguiam duas mulheres, que terão sido recrutadas também para este fim e que foram acusadas pelo crime de tráfico de droga. Todos negaram a acusação inicial, no entanto, ao contrário do que se sucedeu com Jay Emmanuel-Thomas, as duas mulheres contaram terem sido enganadas.
Após análises ao telemóvel do jogador, a procuradoria decidiu retirar as acusações contra estas duas mulheres. Concluiu-se que elas pensavam levar ouro em quatro malas e não canábis.
"Grupos deste crime organizado obtinham lucros significativos ao traficar e vender canábis de alta qualidade, cultivada legalmente nos EUA, Canadá e Tailândia, ilegalmente no Reino Unido", começou por explicar David Philips, investigador sênior da NCA, num comunicado. "Criminosos organizados como Thomas podiam ser muito persuasivos e oferecer o pagamento a transportadores, mas o risco de ser apanhado era muito alto e simplesmente não valia a pena."
Segundo a NCA, o caso que decorre no Tribunal de Chelmsford chegou a ser adiado na quarta-feira, com a data de sentença a ser confirmada, mas caso seja considerado culpado poderá ser condenado à pena máxima atribuída a este tipo de crimes. No Reino Unido corresponde a 14 anos de prisão, adianta ainda a NCA.
"Acredita-se que Thomas foi o intermediário entre fornecedores na Tailândia e traficantes no Reino Unido", acrescentou a agência num comunicado enviado à imprensa.
Emmanuel-Thomas já jogou por equipas da Premier League como o Arsenal ou o Ipswich Town, e estava a jogar desde julho do ano passado pelo clube escocês Greenock Morton, quando foi preso. O clube rescindiu posteriormente o seu contrato de seis meses com efeitos imediatos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.