Já ouviu falar do orangotango Walter, da cabra Ronaldo ou do porco-vermelho Abby? Vivem por todo o mundo e têm um objetivo comum: acertar nos resultados dos jogos deste Europeu.
Lembra-se do polvo Paul, que adivinhou as vitórias da Alemanha no Mundial de 2010 e foi o pioneiro nas previsões do futebol? 14 anos depois, não faltam outros animais que prometem decifrar com antecedência os resultados dos jogos do Euro2024, que arrancou na Alemanha a 14 de junho.
X
Um deles é Ronaldo - não o jogador, mas sim uma cabra. Desde que a competição se iniciou que o animal, que vive no Reino Unido, tem acertado em alguns resultados. Nos primeiros jogos da fase de grupos, antecipou a vitória de Portugal contra a Chéquia (ficou 2-1), assim como a da Inglaterra contra a Sérvia (ficou 1-0).
Our goats have had a go at predicting the winner of the England vs Serbia match tomorrow night. ?
As suas previsões são feitas na hora da alimentação. Quando os tratadores do parque onde vive lhe colocam dois cestos com comida à frente, cada um com uma bandeira diferente, Ronaldo tem que escolher apenas um - e ao que parece até escolhe bem.
Já Honey, uma águia-africana, também previu uma vitória para a Inglaterra frente à Sérvia. O jogo terminou e o resultado final foi 1-0. Agora, o animal já fez a antevisão para o próximo jogo frente à Eslovénia, que se realiza esta terça-feira, 25 de junho.
"A águia pousou e fez a sua próxima previsão. É uma vitória retumbante dos Três Leões contra a Eslovénia. Ela voou sem hesitar e pousou ao lado da bandeira da Inglaterra. São más notícias para a Eslovénia", relatou Alex Leonard, diretor da Eagle Heights Wildlife Foundation em Eynsford, Inglaterra.
E Walter, um orangotango de 35 anos nascido na Indonésia e que vive no Jardim Zoológico de Dortmund, na Alemanha, já havia deixado a sua previsão para o jogo da segunda jornada da fase de grupos. Colocou a Alemanha a sair vencedora do frente a frente com a Hungria, ao escolher o balde que continha o cachecol alemão, ao invés do que tinha o cachecol escocês. A equipa germânica acabou, de facto, por sair vitoriosa da partida ao golear a Hungria por 2-0.
Esta não é a primeira vez que o orangotango adivinha um resultado. Walter já havia partilhado as suas previsões noutros Mundiais e Euros. Além disso, previu em 2014 que o Borussia Dortmund iria vencer o Bayern Munique, na final da Supercopa da Alemanha.
Quem também previu a vitória da Alemanha no derradeiro jogo contra a Hungria foi Abby. Inicialmente, o porco-vermelho pregou um grande susto aos adeptos alemães ao surgir hesitante enquanto aproximava a bola em direção à bandeira da Hungria. No entanto, numa reviravolta de último minuto, garantiu a vitória para a equipa alemã.
O animal também estimou com sucesso os resultados da primeira partida da Alemanha no Euro2024, onde venceu a Escócia por 5-1. Habitante do Jardim Zoológico de Frankfurt, na Alemanha, a responsável Sabrina Linn revela-se agora otimista quanto às previsões de Abby relativamente à equipa anfitriã.
Bubi the "oracle" elephant hoofed a ball into a goal marked with the German flag, confidently predicting victory for Germany against Scotland in the opening game of Euro 2024https://t.co/o9YdaiU8EXpic.twitter.com/gXT1dFLZcI
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.