Sábado – Pense por si

Economia japonesa encaixa 190 mil milhões de euros com os JO

Estimativa do Banco Central do Japão aponta ainda para a criação de 700 mil empregos nos próximos cinco anos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, vão injectar 25 biliões de ienes (cerca de 190 000 milhões de euros) na economia japonesa, segundo uma estimativa divulgada esta segunda-feira pelo Banco Central do Japão (BcJ).

Até 2020, a maior competição desportiva mundial permitirá à economia japonesa encaixar anualmente cinco biliões de ienes (cerca de 38 000 milhões de euros), prevendo-se o pico desta valorização em 2018, ano em que se prevê mais um por cento do produto interno bruto na economia japonesa.

Nestas contas estão incluídas as estimativas do aumento do investimento em infraestruturas desportivas, hoteleiras e de transportes, tal como o cálculo dos gastos dos turistas estrangeiros que visitarão Tóquio com o pretexto dos Jogos Olímpicos.

Segundo o BcJ, estão previstos 33 milhões de turistas estrangeiros em 2020, uma estimativa que supera em larga escala as previsões do Governo, fixadas em 20 milhões.

Este documento também prevê a criação de 700 000 empregos durante os próximos cinco anos, sobretudo nos sectores do turismo e construção.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.