Sábado – Pense por si

Depois da homenagem em Liverpool, Rute Cardoso corre 10 quilómetros com número de Diogo Jota ao peito

As mais lidas

A viúva de Diogo Jota partilhou registos da Corrida de São Silvestre do Porto.

Rute Cardoso, viúva de Diogo Jota, participou este domingo, 28 de dezembro, na Corrida de São Silvestre do Porto, onde completou 10 quilómetros com o número 20 ao peito — o mesmo que o internacional português usava no Liverpool e que foi imortalizado pelo clube após a sua morte.

Rute Cardoso partilha momento na Maratona do Porto
Rute Cardoso, esposa de Diogo Jota, recebe apoio após dor em Zamora
Rute Cardoso, mulher de Diogo Jota, recebe apoio após a morte do marido
Rute Cardoso partilha momento na Maratona do Porto
Rute Cardoso, esposa de Diogo Jota, recebe apoio após dor em Zamora
Rute Cardoso, mulher de Diogo Jota, recebe apoio após a morte do marido

A conquista foi assinalada nas redes sociais pela própria, com a legenda "20+10", numa alusão ao número de camisola de Diogo Jota e à distância percorrida na prova. A publicação rapidamente reuniu inúmeras mensagens de apoio e elogios, com seguidores a destacarem a força e a coragem de Rute Cardoso.

O gesto ganha ainda mais simbolismo por ter acontecido num fim de semana particularmente emotivo para a família. Enquanto os pais de Diogo Jota se encontravam no Dubai, onde receberam um prémio especial em nome do filho na gala dos Globe Soccer Awards, Rute Cardoso homenageava o antigo jogador à sua maneira, através do desporto, que tem sido um dos seus refúgios.

Recorde-se que, no dia anterior à corrida, Rute Cardoso e os três filhos, Duarte, Dinis e Mafalda, estiveram em Anfield Road, onde Diogo Jota foi homenageado pelo Liverpool e pelo Wolverhampton, clubes pelos quais jogou em Inglaterra. Os dois filhos mais velhos entraram em campo de mão dada com Virgil van Dijk, capitão do Liverpool. Já a pequena Mafalda, que completou um ano em novembro, assistiu à cerimónia nas bancadas com a mãe.  

Diogo Jota morreu a 3 de julho de 2025, aos 28 anos, num trágico acidente de viação em Espanha, que vitimou também o irmão, André Silva. 

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana