Sábado – Pense por si

BdC acusa: "Benfica é o clube mais beneficiado pelos árbitros"

Presidente do Sporting, usa dados compilados pelo jornal oficial do clube, para concluir que os rivais são os principais beneficiados pelos erros de arbitragem: sete pontos, segundo os "leões"

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, voltou a usar a sua página pessoal do Facebook para atacar o rival Benfica, considerando que a equipa "encarnada" é a mais beneficiada por erros de arbitragem.

De acordo com dados divulgados na edição desta quinta-feira do jornalSporting, o clube de Alvalade foi o mais prejudicado com 6 pontos, sendo que o Benfica foi beneficiado em 7 pontos e prejudicado em apenas 2 pontos. Já o FC Porto, segundo os mesmos dados, deveria ter apenas 51 uma vez que considera que os "dragões" foram beneficiados em 5 pontos e prejudicados em apenas um. A mesma análise defende que o Sporting devia estar em primeiro lugar com 63 pontos uma vez que foi considerado que os casos de arbitragem prejudicaram a equipa de Jorge Jesus em 6 pontos, e beneficiando-a apenas em 2 pontos.

"Sempre disse que manter as pessoas informadas é muito importante", escreveu BdC, para que "dar factos e detalhar serve de reflexão e de alerta" contra aquilo que considera ser a "manipulação" reinante. "Para além de estarmos na 25 jornada e o Venfica não ter tido nenhum penalti contra, nenhuma expulsão de um seu jogador e ainda ser a equipa com menos amarelos, são a equipa mais beneficiada com erros da arbitragem", diz o presidente "leonino" que pega na capa d’O Jogo– que diz que o Benfica "afinal chega para tudo" – para ironizar: "Pois chega…"

Horas antes, Bruno de Carvalho, no mesmo local, criticou alguns jornalistas, que acusa de mentirem para prejudicar o clube, para proteger "uma classe que não merece este tipo de 'colegas'". O presidente do Sporting reagiu assim a um comunicado do Sindicato dos Jornalista que criticou BdC, por este ter identificado alguns profissionais que considera que mentem para prejudicar o clube, dizendo aos seus associados para agirem judicialmente contra o presidente do Sporting, além de anunciar que vai fazer uma exposição ao Governo, à Liga de clubes e à Federação Portuguesa de Futebol.

Dizendo ter sido surpreendido com o comunicado, Bruno de Carvalho diz que nada o "move contra jornalistas, antes pelo contrário", pois apenas não considera jornalistas "aqueles que envergonham a classe mentindo, que se escudam em fontes duvidosas ou falsas e que não dão a hipótese de contraditório aos visados". "Uns usam as televisões, outros os jornais, outros revistas e outros blogues. Eu uso a minha página de Facebook que é a única ferramenta que tenho para informar devidamente as pessoas e para me defender e ao Sporting CP das mentiras constantes que são passadas às pessoas", escreveu.

Dizendo que também vai pôr um processo judicial à presidente do SJ, dizendo que terá de provar que fez "falsas acusações", garantindo que o seu uso da palavra é apenas "o direito e liberdade de informar" e de se "indignar com tudo" o que acha "impróprio e indigno". "Manterei o meu total respeito pelos jornalistas. Manterei o meu direito a desmascarar todos aqueles que se escondem atrás dessa profissão para mentir e tentar manipular a opinião pública", concluiu.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.