Secções
Entrar

MotoGP: erro a quatro curvas do fim deixa Miguel Oliveira sem pódio

Lusa 25 de março de 2023 às 16:37

Domingo disputa-se a corrida principal deste GP de Portugal, com o atleta luso a partir novamente da quarta posição e Marc Márquez da 'pole'.

Um erro a quatro curvas do final da primeira corridasprintda história do Mundial de MotoGP, disputada em Portimão, deixou o português Miguel Oliveira (Aprilia) fora do pódio, em prova ganha pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).

PA/JOSE SENA GOULAO

O piloto português falhou a travagem para a 11.ª das 15 curvas do Autódromo Internacional do Algarve, baixando da terceira posição que ocupava para o sétimo lugar final desta corrida mais curta, que passa a ser disputada em sábados de Grande Prémio.

Oliveira fechou as 12 voltas a 2,940 segundos de Bagnaia, campeão em título, que deixou o segundo classificado, o espanhol Jorge Martin (Ducati), a 0,307 segundos, com o também espanhol Marc Márquez (Honda) em terceiro, a 1,517 segundos.

Sendo mais curta, com metade das voltas previstas para domingo, a sprint torna-se mais intensa, com quatro pilotos diferentes a passarem pela liderança.

Marc Márquez, que arrancou da 'pole position', foi o primeiro comandante, mas perdeu a posição para Bagnaia logo na segunda volta.

Nessa altura, o espanhol Joan Mir (Honda) caía depois de tocar no francês Fábio Quartararo (Yamaha), que se atrasou irremediavelmente.

Ainda nessa volta, o italiano Luca Marini (Ducati) caiu e arrastou consigo o compatriota Enea Bastianini (Ducati), que foi transportado ao centro médico do circuito algarvio para exames.

Miguel Oliveira, que arrancou da quarta posição, desceu a quinto nas primeiras quatro voltas, altura em que subiu a quarto, depois de ultrapassar Márquez.

Nessa altura, já o espanhol Jorge Martin tinha passado pelo comando, bem como o australiano Jack Miller (KTM), que voltou a ceder o primeiro lugar ao espanhol quando começou a sentir a degradação dos pneus macios montados na sua KTM.

Nas últimas duas voltas, Bagnaia atacou e saltou para o comando, deixando Martin em segundo. Oliveira passou Miller e era terceiro na última volta, quando falhou a travagem na curva 11, sendo obrigado a ir à escapatória antes de regressar à pista, sendo ultrapassado por Márquez, Miller e pelos espanhóis Maverick Viñales (Aprilia) e Aleix Espargaró (Aprilia).

Com estes resultados, Bagnaia lidera o campeonato, com nove pontos, enquanto o piloto português é sétimo, com três.

No domingo, disputa-se a corrida principal deste GP de Portugal, prova de abertura do Campeonato do Mundo de Velocidade, com Miguel Oliveira a partir novamente da quarta posição e Marc Márquez da 'pole'.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela