Portugal precisa de ficar nos dois primeiros lugares do Grupo J, que inclui ainda Bósnia-Herzegovina, Islândia, Eslováquia e Luxemburgo, para conseguir o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2024.
Portugal goleia e acaba com 'maldição' das estreias na corrida a Europeus
Portugal colocou esta quinta-feira fim à 'maldição' da primeira jornada da fase de qualificação para Europeus de futebol, que durava há mais de duas décadas, ao golear o Liechtenstein, por 4-0, no arranque do Grupo J.
REUTERS/Pedro Nunes
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, golos de João Cancelo, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo (dois, um de penálti) deram a vitória ao estreante selecionador Roberto Martínez e o primeiro triunfo de Portugal no século XXI numa ronda inaugural de um apuramento para um Campeonato da Europa.
Antes desta partida, era preciso recuar até 1998 para encontrar a última vitória da seleção nacional no inicio de uma campanha para estar numa fase final de um Europeu, com o novo século a estar preenchido por empates e também por uma das derrotas mais 'humilhantes' de sempre do futebol português.
Desde que bateu a Hungria, em Budapeste, por 3-1, em setembro de 1998, Portugal somou empates com Ucrânia (0-0 para o Euro2020), Chipre (4-4 para o Euro2012) e Finlândia (1-1 para o Euro2008), e 'bateu' no fundo quando foi derrotado em Aveiro, para o Euro2016, com a Albânia (1-0).
Para o Euro2004, organizado em solo nacional, a equipa das 'quinas' ficou dispensada de competir na fase de apuramento.
Fernando Santos, campeão europeu em 2016, e Scolari, finalista no Euro2004 e quarto classificado no Mundial2006, marcaram a história recente da seleção nacional, mas ambos não fugiram à 'maldição' do século XXI.
No caminho para o Euro2020, Santos empatou na Luz a zero com Ucrânia, enquanto Scolari, para o Euro2008, ficou pelo 1-1 com a Finlândia, em Helsínquia.
Pelo meio, o descalabro com a Albânia ditou o adeus de Paulo Bento (e a entrada de Fernando Santos) e o 4-4 com Chipre, em Guimarães, para o Euro2012, foi mais uma peça para o despedimento de Carlos Queiroz.
Apesar dos maus arranques, Portugal não falha uma fase final de um Campeonato da Europa desde 1996, em Inglaterra, e conquistou mesmo título em 2016, em França, batendo a seleção anfitriã na final.
Portugal precisa de ficar nos dois primeiros lugares do Grupo J, que inclui ainda Bósnia-Herzegovina, Islândia, Eslováquia e Luxemburgo, para conseguir o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2024.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.