Secções
Entrar

Kylian Mbappé marca e deixa Gyökeres sem Bota de Ouro

Lusa 24 de maio de 2025 às 16:08

Mbappé passou a somar 60 pontos, contra os 58,5 de Gyökeres, que já não pode aumentar o seu pecúlio, uma vez que o campeonato português encerrou no passado fim de semana.

O francês Kylian Mbappé marcou hoje o seu 30.º golo na edição 2024/25 da Liga espanhola de futebol, na receção à Real Sociedad, e assumiu o comando da Bota de Ouro, 'negando-a' ao sueco Viktor Gyökeres, do Sporting.

Cesar Cebolla/ AP

O avançado 'leonino' acabou a I Liga portuguesa com 39 golos, o melhor registo na prova desde os 42 do brasileiro Mário Jardel, também pelo Sporting, em 2001/02, mas, para efeitos de Bota de Ouro, os seus tentos valem 1,5 pontos, enquanto os dos principais campeonatos europeus multiplicam por dois.

Desta forma, Mbappé passou a somar 60 pontos, contra os 58,5 de Gyökeres, que já não pode aumentar o seu pecúlio, uma vez que o campeonato português encerrou no passado fim de semana.

O francês, que marcou aos bascos aos 38 minutos, na recarga a um penálti por ele falhado, e ainda pode aumentar hoje o seu registo, é agora o principal favorito à conquista do prémio, pois conta mais dois tentos do que o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.

Salah, hoje eleito o melhor jogador da Premier League 2024/25, tem no domingo a última oportunidade de somar golos, na receção ao Cristal Palace.

Ainda com hipóteses, meramente matemáticas, estão o polaco Robert Lewandowski, do FC Barcelona, que se desloca no domingo a Bilbau, e Mateo Retegui, da Atalanta, anfitriã domingo do Parma, jogadores que contam ambos 25 golos.

Pelo meio, está o inglês Harry Kane, que conquistou o seu primeiro título coletivo como profissional, ao vencer a Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, com 26 golos, sem que a prova já finalizou e o avançado já não pode repetir 2023/24.

A Bota de Ouro 'foge' ao campeonato português desde a vitória de Jardel, em 2001/02, pelo Sporting, depois de já ter arrebatado o troféu pela primeira vez em 1998/99, quando atuava no FC Porto.

Antes, já haviam 'consagrado' a I Liga lusa o 'rei' Eusébio, vencedor da primeira edição, em 1967/68, e da sexta, em 1972/73, pelo Benfica, o argentino Héctor Yazalde, em 1973/74, pelo Sporting, e Fernando Gomes, em 1982/83 e 1984/85, pelo FC Porto.

O troféu também foi conquistado em quatro ocasiões por Cristiano Ronaldo, vencedor em 2007/08, pelo Manchester United, e 2010/11, 2013/14 e 2014/15, que só perde, inevitavelmente, para o argentino Lionel Messi, que conta seis 'exemplares'.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela