Secções
Entrar

Benfica esclarece dinheiro russo e garante: «Não era do conhecimento ou da responsabilidade de Rui Costa»

Record 07 de outubro de 2025 às 07:43

Águias lançam comunicado sobre a suspeição da violação de sanções contra a Rússia

O Benfica garante que recusou receber os 70 mil euros do Lokomotiv Moscovo por Germán Conti quando esse valor foi bloqueado por Ministério Público, pelo facto de o clube russo estar abrangido pelas sanções da União Europeia. Esse caso, recorde-se, , mas as águias, em comunicado, garantem que o presidente dos encarnados não estava a par do pagamento desse valor.
Benfica nega conhecimento de Rui Costa sobre pagamentos da Rússia
De resto, o pagamento dessa quantia é relativo a uma percentagem do passe de Conti que o Benfica detinha e terá acontecido quando o Lokomotiv Moscovo transferiu o central argentino, já numa altura em que a invasão russa à Ucrânia tinha acontecido. Leia o comunicado na íntegra: 1. O Sport Lisboa e Benfica cedeu um jogador sem contrapartida financeira, na época de 2022/23, a um clube de futebol russo; 2. Na época seguinte, o clube russo vendeu esse jogador a um terceiro clube. Como o Sport Lisboa e Benfica era detentor de uma percentagem do passe do atleta, o clube russo transferiu para o Benfica o montante correspondente àquela percentagem: 70 mil euros. 3. A transferência em causa foi validada pelo TMS da FIFA; 4. Quando se tomou conhecimento do entendimento do Ministério Público, de que na data da transferência o clube estaria abrangido por sanções da União Europeia, o Benfica imediatamente fez cessar os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento; 5. Quer a venda do jogador que deu lugar ao pagamento do valor acima referido ao Benfica, quer o pagamento daquele valor, que viria a ser bloqueado por ordem do Ministério Público, não eram do conhecimento ou da responsabilidade do Presidente Rui Costa; 6. A notificação do Ministério Público foi feita ao legal representante do Sport Lisboa e Benfica, que é o Presidente Rui Costa; 7. A data para inquirição coincidia com a data de apresentação do plantel para a presente época bem como da reunião do Plenário dos Órgãos Sociais, agendada para apreciar a proposta de alteração estatutária, pelo que, feita essa prova, o Ministério Público entendeu adiar a diligência. Aguarda-se novo agendamento; 8. Nem o Clube, por via dos seus serviços, nem a instituição financeira que acompanhou a questão, na altura, identificaram alguma anomalia na operação.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela