Sábado – Pense por si

Para que servem os debates?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de fevereiro de 2024 às 07:00

Não ajudam a decidir em quem votar (ou ajudam poucas pessoas a decidir), mas levam as pessoas às urnas. Muitos procuram entretenimento, e uma minoria vê-os como um tira-teimas entre dois partidos.

Terminam esta sexta-feira os debates que antecedem as legislativas de 10 de março. Ao fim de mais de 18 horas de discussão, qual o efeito real das discussões na decisão de voto? A ciência mostra que os debates não ajudam a decidir votos - as pessoas já vão com o voto decidido -, mas que leva os eleitores às urnas. Além de ser um programa "divertido" para dezenas de milhares de espetadores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.