NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Vinhos da Bairrada, Beira Interior e Dão; queijos DOP Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela
Evento visa promover e valorizar produtos DOP/DOC/IGP produzidos na Região Centro
Com o propósito de promover "sabores que contam histórias", os claustros do Convento de São Francisco, em Coimbra vão acolher a 1.ª edição do ‘PROVE Vinho & Queijo’. O evento acontece ao longo de três dias – sexta-feira, dia 20, das 17h00 às 21h00; sábado, dia 21, das 12h00 às 21h00; e domingo, dia 22, das 12h00 às 19h00 –, dando a possibilidade de uma degustação, com calma, dos produtos das dezenas de expositores presentes. De vinhos, com origem nas regiões Bairrada, Beira Interior e Dão, são esperados cerca de trinta, aos quais se juntam duas dezenas de produtores de queijos, todos com chancela das três DOP do Centro de Portugal: Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela.
Como o nome indica, há um forte apelo à prova, sendo que a vertente didática vai destacar-se, desde logo pela interação direta com os produtores, que podem explicar processos de produção, a história dos produtos, as particularidades de cada região, assim como os desafios da atividade. Através do ‘PROVE Vinho & Queijo’, pretende chamar-se à atenção e aumentar a consciência sobre a importância da origem dos produtos. No evento, vinhos e queijos terão todos selos de certificação com garantia de qualidade e Denominação de Origem Protegida (DOP), Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP). Um aspeto de relevada importância, na medida em que contribui para fixar população em territórios de baixa densidade, como os das regiões em causa, promovendo a economia local. O público vai também poder aprender em três masterclasses de Vinho & Queijo: a primeira, dedicada ao Queijo Serra da Estrela, acontece na sexta-feira, às 18h00, ficando o sábado reservado para os Queijo Beira Baixa, às 14h00, e Queijo Rabaçal, às 17h00. Os vinhos não se segmentam e em cada sessão há uma seleção de Bairrada, Beira Interior e Dão.
Estão previstos cinco stands de pão, seis estruturas de snack-bar com uma mostra gastronómica de cada CIM, além de um sunset, com atuação de um DJ RFM, no sábado, dia 21, às 18h00. A iniciativa é de acesso livre – e gratuita –, mas para a degustação dos produtos é necessária a aquisição do kit‘PROVE Vinho & Queijo’, composto por um copo de vinho e uma tábua, no valor de €8,00. As masterclasses têm um custo de €10,00 e a inscrições são feitas no evento. Nota ainda para esta ser uma iniciativa com venda direta de alguns produtos.
Vinho e queijo: mais do que produtos alimentares, são pilares do ADN português
O vinho e o queijo são mais do que produtos alimentares, são pilares da nossa identidade. Representam o trabalho árduo e a sabedoria ancestral de gerações que moldaram a paisagem e o paladar das regiões. Valorizá-los é mais do que apreciar os seus sabores únicos, é reconhecer a herança viva que transportam, o sustento das nossas comunidades e a autenticidade que nos distingue. Encontros enogastronómicos desempenham um papel crucial na valorização e promoção da cultura e do património das regiões. Mais do que evento de lazer, são plataformas dinâmicas que permitem a conexão direta entre produtores e consumidores, fomentando o comércio local e impulsionando a economia, mas também a literacia alimentar.
O ‘PROVE Vinho & Queijo’ tem como objetivo promover os produtos, apoiando e incentivando os produtores e as respetivas economias locais, assim como dinamizar o turismo e o intercâmbio cultural. Mas vai mais longe: ao resultar da cooperação intermunicipal e nascendo num ambiente colaborativo de seis Comunidades Intermunicipais (CIM) – da Região de Coimbra; de Viseu Dão Lafões; Região Beiras e Serra da Estrela; da Beira Baixa; da Região de Leiria e da Região de Aveiro – e dos Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) Queijos do Centro de Portugal (sob a liderança do Inovcluster) e Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro / Consórcio CONVICENTRO (sob a liderança da Comissão Vitivinícola da Bairrada)*, o ‘PROVE Vinho & Queijo’ é uma "ferramenta" de fortalecimento da coesão territorial e de valorização do património enogastronómico em rede, traduzindo-se num evento com uma oferta claramente mais atrativa e didática para o público e consumidores.
Este evento é organizado pelas entidades já mencionadas e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Coimbra. A edição inaugural do ´PROVE Vinho & Queijo’ acontece no Convento São Francisco, centro Convention Bureau, cenário impactante e de excelência para acolher eventos de impacto nacional e internacional, pelo que, este evento pretende também posicionar a Região Centro no mapa dos grandes eventos gastronómicos. A partir de 2026, a ideia é que a seja realizado num formato itinerante, percorrendo anualmente as outras CIMs da Região Centro, num exercício de governança coletiva. Viseu será o destino previsto do PROVE Vinho & Queijo do próximo ano.
* Duas operações apoiadas pelo Centro 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Para mais informações, contactar, por favor:
JOANA PRATAS - Consultoria Estratégica em Marketing e Comunicação
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.