Decorre de 3 a 8 de junho de 2025, em Lutraki (Grécia), a 8.ª edição dos Jogos Desportivos Mundiais, com uma participação estimada de 3 000 a 4 000 atletas e treinadores, em representação de cerca de 60 países, incluindo Portugal.
Jogos Mundiais do Desporto para Trabalhadores em Lutraki, Grécia, de 3 a 8 de junho de 2025
Nas últimas sete edições, a Fundação INATEL foi responsável pela organização da comitiva portuguesa participante nos Jogos, tendo obtido resultados desportivos de relevância mundial, designadamente no Futebol (vencedores em 2017 e 2019), Voleibol (vencedores em 2008) e Natação (com várias medalhas conquistadas em todas as edições).
Em 2025, a INATEL volta a ter a responsabilidade de enquadrar e coordenar a participação portuguesa, que integra 70 participantes (atletas e treinadores), nas modalidades de Basquetebol e Futebol (Masculino) e Natação, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez (Masculino e Feminino).
As equipas que integram a comitiva nestas modalidades desportivas são associadas da Fundação INATEL (Centros de Cultura e Desporto – CCD) e asseguraram o direito desportivo de representação nacional pela sua participação nos campeonatos nacionais organizados pela INATEL em 2023/2024.
A participação portuguesa conta com o apoio dos Municípios de Lisboa, Oeiras, Santa Maria da Feira e Millennium BCP.
A Confederação Desportiva Internacional de Trabalhadores e Amadores (Confédération Sportive Internationale Travailliste et Amateur - CSIT) fundou os World Sports Games em 1925, com o objetivo de promover o movimento desportivo internacional dos trabalhadores e o "Desporto para Todos", envolvendo desportistas amadores de todo o mundo num grande evento internacional que constitui um momento único de partilha dos valores desportivos, éticos e sociais junto do segmento da população ativa, que, em Portugal, representa cerca de 5,18 milhões de cidadãos.
Portugal presente nos Jogos Mundiais do Desporto para Trabalhadores
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres