NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O Oney Bank e a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Sol Sem Fronteiras promoveram 51 sessões de literacia financeira em 16 escolas de norte a sul de Portugal. A 4ª edição consecutiva do programa de literacia financeira, intitulado "Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam", este ano chegou a mais de 1200 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos e teve a participação de 46 docentes.
Esta iniciativa pretende responder aos baixos conhecimentos de literacia financeira em Portugal. O último barómetro sobre a literacia financeira dos europeus, publicado em julho do ano passado, coloca Portugal como o segundo país da União Europeia com o pior índice de conhecimentos financeiros. A importância de apostar na literacia financeira junto dos mais jovens foi reconhecida recentemente pelo Governo, que anunciou que no próximo ano letivo a literacia financeira vai ser introduzida como disciplina em sete escolas no âmbito de um projeto-piloto.
O programa "Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam" tem visado esta preocupação com a literacia financeira dos mais novos. A iniciativa tem como objetivo capacitar os jovens com conhecimentos e competências financeiras essenciais para enfrentar os desafios do mundo atual, proporcionando-lhes ferramentas que contribuem para a tomada de decisões financeiras informadas, criteriosas e mais responsáveis.
Objetivo, este, que se alinha com a missão da Sol sem Fronteiras (Solsef) que, com mais de três décadas de experiência, desenvolve iniciativas que visam promover a igualdade e a justiça social através da educação de qualidade. Através deste projeto e da parceria com o Oney Bank, a Solsef ajuda a plantar as sementes de um futuro mais consciente e solidário, onde cada aluno envolvido está mais capacitado a navegar num mundo cada vez mais complexo, com mais responsabilidade e confiança.
As sessões deste ano envolveram um total de 14 voluntários do Oney, que partilharam temas relevantes para a gestão financeira responsável, desde a distinção entre necessidades e desejos, até à importância da poupança e ao ato de pagar impostos enquanto forma de cidadania.
A nova edição do programa de literacia financeira foi bem recebida pelos alunos que participaram, e foi descrita como "útil", "interessante", "necessária" e "esclarecedora". A organização conjunta do Oney Bank e da Sol Sem Fronteiras também mereceu elogios, com 77% dos participantes a considerarem que a organização do projeto foi muito boa e com 64% a descreverem os conteúdos das sessões como muito bons.
Para o diretor geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti, "A literacia financeira é um pilar fundamental na formação pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para entender melhor como gerir as finanças de forma responsável. Ao transmitirmos conceitos financeiros essenciais reforçamos o nosso compromisso com o futuro e, simultaneamente, com a capacitação dos jovens, garantindo que fazem as melhores escolhas e que alcançam os seus objetivos pessoais e profissionais de forma mais preparada e informada".
Ao longo das quatro edições desta iniciativa, a literacia financeira chegou a cerca de 5500 alunos, em 61 escolas e de vários graus de ensino. No total, foram realizadas 219 sessões nas escolas, que contaram com a participação de 75 voluntários do Oney. O Oney Bank reforça, assim, o seu compromisso com a literacia financeira e com os consumidores, procurando contribuir para a formação de uma sociedade financeiramente mais consciente e responsável.
Oney e Sol Sem Fronteiras reforçam literacia financeira em escolas do país
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro
Montenegro e Rangel ignoram, de forma conveniente, que o dever primordial de qualquer Estado democrático é proteger a vida e a integridade física dos seus cidadãos
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno